Os rádios VHF são aqueles que trabalham em frequências longas (Very High Frequency-Frequência Muito Alta). No Brasil, eles são utilizados pelas forças armadas, na propagação de sons e imagens, entre outros onde a retransmissão deve ser exata e sempre com sucesso.

Os rádios VHF são comercializados por inúmeras fábricas específicas em transmissão e a passagem de mensagens é a melhor para curta-distância , restringindo-se a lugares restritos e não procedendo interferências em outras comunicações que estejam ocorrendo ou possam se fazer presentes. São pouco sujeitas a interferências por prédios, como exemplo, o que parecer ser um item muito positivo.

A construção da recepção em antenas dos sinais de VHF é mais simplificada e em muitos países a retransmissão em VHF é utilizada para transmitir televisão e rádios, e também estações bidirecionais comerciais, transmissões marítimas e alguns rádios de avião.

Nos equipamentos mais modernos, os rádios agem na frequência de VHF e UHF, optando por alternar seu sistema de recepção e transmissão da retransmissão de acordo com o local mais específico. Há inúmeros itens que se deve levar em conta para se comprar um rádio VHF e no meio deles estão o preço, o local em que será usado e o uso dele. Faltando esses itens como referência, é confuso se tomar uma decisão correta e que se encaixe às necessidades do consumidor. Nesse caso, é sempre considerável ficar em contato com o revendedor de rádios VHF pelo fato de que ele terá cada uma das explanações sobre os produtos e qual o tipo poderia ser mais certo ao objetivo do comprador.

A retransmissão da comunicabilidade nesses rádios poderia ter mais interferência de equipamentos eletroeletrônicos, computadores e de outros tipos de rádios por conta da onda em onda mais baixa. Isto tende a minorizar quando a frequência sobe, o que ocorre, como exemplo, com os rádios UHF.

As cargas dos rádios VHF são muito duráveis, o que quer dizer a longo-prazo, uma economia significativa. A ativação das antenas igualmente é de alguma forma mais em conta do que alguns equipamentos e isso tudo deveria ser observado ao resolver o tipo de radiocomunicador a ser adquirido.

Para operar o aparelho de rádio em centros com prédios ou áreas de indústria, pode-se querer o rádio UHF, considerando as percalços que poderiam ocorrer. Entretanto, essa dificuldade de interferência nos rádios VHF seria todo superado vendo cuidadosamente as ondas de frequência em que serão operados, se privando de ondas de frequências onde as interferências de equipamentos industriais, por exemplo, , poderiam atrapalhar a retransmissão.

Para mais informações, por favor visite: Rádios Portáteis

Para mais detalhes: radio comunicações