O ebook ou livro eletrônico também é chamado de eco-book. É o livro digital equivalente ao livro tradicional impresso. O conteúdo é lido em computadores pessoais ou por meio de dispositivos chamados de leitores de livros.

O primeiro pensamento foi provocado por Michael Hart nos anos 70. Ele achava que o grande valor de um computador não devia ser o de simplesmente computar, mas também o armazenar material, recuperar e procurar pelo conhecimento mantido nas bibliotecas. O nascimento da era do ebook começou com uma cópia da Declaração da Independência. Este começo humilde levou ao projeto Gutenberg. Hoje há 20.000 textos grátis e mais de 100.000 de ebooks disponíveis. Cada mês 3.000.000 de ebooks são downloaded (baixados eletronicamente através da internet) - o que é sem sombra de dúvida um montante expressivo na história dos ebooks. Quando os ebooks fizeram a sua entrada inicial na rede, eram facilmente compartilhados e armazenados. Rapidamente a idéia se alastrou e uma disseminação de grande escala começou a acontecer.

Inicialmente os ebooks cobriam áreas específicas relacionadas com documentos para serem compartilhados com aquelas pessoas da área. Os assuntos variavam de manuais técnicos às técnicas de fabricação. Logo surgiu material direcionado somente para adultos. O mercado foi disseminado e assim, a ascensão conduzia às idéias de fazê-la mais universal e mais acessível.

Muitos formatos de ebooks apareceram e a propagação teve o suporte de softwares de marca. Mas o mercado do ebook tornou-se fragmentado com leitores múltiplos usando vários formatos. O ebook não se transformou em um produto padronizado. Um movimento duplo foi desenvolvido. Havia os editores do ebook que distribuíam livros velhos e raros enquanto os escritores e editores novos ofereciam seus próprios livros online criando novos leitores e clientes. Os catálogos tornaram-se disponíveis na rede e a mensagem dos ebooks começou a se espalhar junto ao público.

Em seguida eram as histórias de romance que capturaram a zona da popularidade. Às vezes isto significava um prazer culpado para o público em geral. Estes tipos de ebooks podiam ser facilmente localizados e comprados online com toda a privacidade diretamente da sua própria residência. Também era fácil ler este material sem que outras pessoas tomassem conhecimento do seu conteúdo. O mundo não tomou conhecimento do sucesso de tais livros românticos.

Mas a civilização humana tem a tendência de separar o grão do trigo e a passos largos começou a ser difundido o conhecimento através dos ebooks. Isto conduziu a um significativo aumento de novas editoras e de fabricantes de material eletrônico. Cada vez mais os leitores dos ebooks estão sendo liberados no mercado o que torna convenientemente acessível a todos os bolsos. Os novos leitores de ebooks estarão disponíveis para os computadores portáteis, telefones inteligentes e até para os consoles de jogos. A Sony e Amazon.com entraram agressivamente no mercado com seus modelos.

Aos poucos, o público estará vendo as pessoas lendo ebooks em laptops ou em computadores portáteis de mão, nos restaurantes e nas salas de café. No telefone móvel já é possível ler ebooks em partes fazendo o download. No Japão, as vendas cresceram astronomicamente. Agora é possível encontrar o tipo de ebook que o leitor deseja - a escolha de ebooks está crescendo a cada dia. Autores audaciosos estão entrando neste mercado dos livros e da leitura.

Aqueles que desejam publicar ebooks têm muitas opções com respeito ao formato de arquivo. Há debates acalorados sobre qual formato é o melhor. Para trabalhos como dicionários, referências e afins, os ebooks são ideais para buscas fáceis e as referências podem ser feitas.

Em media, 500 eles podem ser armazenados em um CD. Nunca faltam cópias e os autores podem continuar a ganhar direitos sobre eles. Alguns ebooks podem ser lidos com pouca luz ou até mesmo na escuridão total por causa de algum dispositivo interno. Ele é fácil de segurar e não exige o uso das duas mãos. Os custos de reprodução são insignificantes.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/livros.php