Na hora em que um cidadão pensa em conseguir um passaporte estrangeiro, ou seja, de outro país é necessário ter em mente que é importante primeiramente se obter a cidadania do lugar em foco. Sem cidadania exterior não existe como se ter em mente um passaporte, já que um está na dependência de outro para existir.

Quando um cidadão do Brasil decide por obter seu passaporte, deve prosseguir à Polícia Federal de sua cidade, com alguns papéis e fazer a requisição. No entanto se ele deseja obter um passaporte de outro país, o processamento é mais demorado e trabalhoso. Em primeiro lugar, ele tem que estar consciente de que necessita ter a cidadania da nação em destaque. No caso de um cidadão que possua ligações com o país polonês, por exemplo, ele poderá querer se tornar uma pessoa desse local, e tirar seu passaporte polonês.

A fim de que esse processo seja possível é premente ir a um Consulado da Polônia onde eles informarão sobre quais são os papéis importantes para que isso aconteça e quais serão os atos necessários para que isso seja de sucesso. Qualquer um dos Consulados da Polônia está apto a atender seus requerentes do passaporte polonês, no entanto, eles não oferecem os papéis mais prementes para que isso ocorra, caso esses atestados se encontrem na Polônia.

Há situações em que os ancestrais não têm documentação, ou deixaram na nação de origem, ou perderam. Assim, é importante que o requerente reconheça que deve ir à busca desse papéis para que o procedimento possa acontecer. Se ele souber a cidade onde aconteceu o nascimento de seu ascendente é um bom passo. Ele pode tentar entrar em contato com a “prefeitura” do local por telegrama ou e-mail e pedir o registro de nascimento. Isso tudo deve acontecer na língua vigente do país, porque ao contrário, o processo não será levado em consideração.

Se ele não possuir os papéis disponíveis aqui no Brasil e nem conseguir através de Correio ou e-mails, ele pode ocupar um ótimo recurso que é o de consultor. O requerente poderia contratar um profissional que tomará responsável por todo o processo, procurando os papéis prementes a fim de que o passaporte polonês possa ser obtido.

Da mesma forma é essencial ter conhecimento de que cada um dos papéis que forem compilados devem estar versados na língua polonesa e isso deverá ser escrito por um tradutor juramentado, que pode atestar a veracidade de toda a documentação, mostrando que os registros são originais. Somente após esse processo todo estar completo é que se pode se der início à determinação que vai originar o passaporte polonês.

Para mais informações visite: pasaporte polaco

Visite a fonte relacionada e encontre mais informações detalhadas sobre informação detalhada sobre como conseguir a cidadania polonesa.