Resumo: Diante das várias mudanças no mercado de trabalho, o marketing de relacionamento é uma saída principalmente para empresas que buscam prezar a satisfação e essencialmente a fidelização dos seus clientes, como também procuram o aperfeiçoamento do uso de ferramentas para a compreensão das necessidades e desejos. Ainda assim acolhe a questão da confiança com a satisfação do cliente oferecida pela marca. Para o desenvolvimento do tema abordado realizou-se uma pesquisa descritiva como acesso a livros, periódicos e sites e assim correlacionamento dos fatos. Têm-se em vista que a utilização do marketing de relacionamento querendo ou não sempre está presente em empresas e comércios, posto isto é visível de forma flexível às necessidades e desejos dos clientes e a relação do marketing de relacionamento com os 4 P's do Marketing.

Palavras-Chave: Marketing de relacionamento. Satisfação. Fidelização.

Introdução

O marketing de relacionamento é o conjunto de ações e estratégias adotadas por uma empresa como forma de manter um relacionamento positivo com os clientes. E o problema a ser tratado é ausência da utilização dessa ferramenta por parte das empresas, para conquistar a fidelidade e satisfação do cliente. A ideia central deste artigo é verificar a efetividade do construto do marketing de relacionamento em algumas empresas de médio e/ou grande porte fazendo boa aplicação do marketing de relacionamento. Analisa-se ainda, a relevância do referido tema com seu crescente grau de importância para as empresas contemporâneas. 1 Marketing de Relacionamento Marketing de Relacionamento é o conjunto de estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do Marketing de Relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem divulgadores da marca. Dessa maneira, fica evidente que para que uma empresa sobreviva nesse mercado recrudescente contemporâneo, não basta apenas ter um bom produto ou preços competitivos; é necessário ter foco em um gerenciamento eficiente e eficaz para alcançar a satisfação e fidelização do cliente. Segundo Zenone (2010) os aspectos de qualidade, eficiência e preço não são as únicas maneiras para cativar os clientes; a satisfação do cliente virou um diferencial e essa deve ser uma meta para toda empresa que deseja relacionar-se bem com seus clientes. Ainda segundo o autor, os clientes satisfeitos podem se tornar leais(fiéis) e também os recomendam para outros clientes(Marketing Boca a Boca ou por indicação). Por conseguinte, o grande objetivo de uma empresa deve ser conquistar clientes novos e manter os atuais, uma vez que o intuito seja se manter diante do atual mercado concorrencial. 1.1 Conceito Kotler define o conceito; um dos principais objetivos do marketing é , cada vez mais, desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizações que podem, diretamente ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades de marketing da empresa. O marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chaves (clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de Marketing) a fim de conquistar ou manter negócios com elas. Ele constrói fortes ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. O marketing de relacionamento envolve cultivar o tipo certo de relacionamento com o grupo certo. Em última instância, o resultado do marketing de relacionamento é a construção ativa de uma empresa chamada rede de marketing.

2 Relação do Marketing de Relacionamento com os 4 p’s do Marketing

Em princípio, os 4 P’s do marketing também chamados de Mix de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Partindo desse pressuposto do produto, consideramos estritamente que o marketing de relacionamento, quando apropriadamente implantado resulta em produtos que são cooperativamente projetados, desenvolvidos, testados, orientados, fornecidos, instalados e aprimorados. O marketing de relacionamento é o paralelo em tempo real entre empresa e cliente, buscando agregar valor a partir da necessidade do consumidor. Para o segundo pilar, o preço, compreendemos que; com o marketing de relacionamento, o produto varia conforme as preferências e os preceitos dos clientes e o custo muda proporcionalmente.Place, Praça ou Distribuição. Para esse pilar temos como raciocínio que o marketing se concentrava na “praça” como um mecanismo para transferir um produto do fornecedor para o consumidor. Em vez disso, o marketing de relacionamento se comporta a partir da perspectiva de conveniência, dessa forma o cliente que decide onde, como e quando comprar o “produto”. Com destino ao último pilar, porém não menos importante, a promoção a prioridade com o marketing tradicional eram enviados sinais a fim de que todos de um segmento de mercado específico o enxergassem. “Comprem-me”, diziam os sinais. O marketing de relacionamento, em contrapartida, oferece ao cliente individual uma oportunidade de decidir como ele deseja comunicar, por meio de que “sinais”, com que frequência e com quem. Em suma, através desse conceito podemos dar aos clientes individuais ou grupos lógicos de clientes o valor que eles necessitam ou desejam, utilizando a tecnologia de maneira adequada. [...]