Dentre os vários estilos de cozinha que existem atualmente (e aqui esta-se falando da cozinha propriamente dita, o espaço onde se fazem os alimentos e não na forma de se cozinhar), além da americana, rústica ou caipira, há a "cozinha gourmet".

Este nome é dado a toda cozinha planejada de modo a satisfazer aos amantes e praticantes da gastronomia em todas as suas facetas. Geralmente, sendo profissional ou amador, são pessoas exigentes e assim que podem, planejam a sua cozinha gourmet dos sonhos, equipadas com todas as modernidades e utensílios que se possa imaginar e que, talvez, nem se imagine.

É indispensável que haja uma boa distribuição do espaço para instalar-se todos os eletrodomésticos indispensáveis, tais como fogão, forno elétrico, geladeira ge ou geladeira continental, forno micro-ondas, freezer, lavadoura de louça, coifas potentes, além de bancadas apropriadas à preparação dos alimentos e armários, muitos armários, para guardar os inúmeros utensílios utilizados.

Alguns apaixonados por cozinha não dispensam uma adega climatizada, uma churrasqueira e um forno para pizza. A iluminação é outro ponto que deve ser pensado com muito carinho. É indispensável uma iluminação de qualidade e em pontos estratégicos da cozinha, tais como a bancada de trabalho, o fogão, a pia e a mesa, usando-se pontos de luz diretamente sobre eles.

Atenção especial deve ser dada aos revestimentos de paredes e pisos. Atualmente existem no mercado produtos com alta tecnologia, como por exemplo, o Corian da DuPont ou Silestone, sendo o primeiro uma combinação de resina acrílica e Polimetilmetacrilato e o segundo de quartzo e resina de poliéster. Ambos dão um toque de modernidade à cozinha, sendo que, com o produto Corian pode-se fazer cubas para pias, bancadas, móveis e até revestimentos de parede. Por serem materiais de última geração, o metro quadrado desses produtos é mais caro do que os mais utilizados atualmente como o granito.

Existem outros materiais como o porcelanato, ladrilhos hidráulicos, pastilhas de vidro e etc. A escolha do material a ser utilizado vai depender do orçamento e projeto feito. Os utensílios a serem utilizados na cozinha, devem acompanhar a alta qualidade dos demais componentes da mesma.

É imprescindível um jogo de panelas e facas de ótima qualidade. Estas são algumas dicas de como tornar a sua cozinha uma verdadeira "cozinha gourmet".