Sendo um talentoso jogador de tênis você pode se sair bem em qualquer tipo de quadra, o seu sapato de tênis tem uma atuação crítica nas suas vitórias. Muitos jogadores profissionais de tênis diriam que o segredo em jogar bem é manter o seu contra peso enquanto você gira.

Um bom par de tênis vai ajudá-lo a manter um balanceamento perfeito entre o controle de suas jogadas e a força exercida. Assim, você deve comprar sapatos de tênis que combine perfeitamente não somente com a anatomia dos seus pés, mas também com o tipo de superfície que você está jogando. Essa é a razão pela qual os jogadores de tênis profissionais usam sapatos de tênis diferentes em diferentes tipos de quadras de tênis como superfície dura, de argila, de grama e de tapete. 

Comprar os sapatos de tênis apropriados é crucial para ganhar os jogos. Sapatos de tênis inapropriados podem resultar em bolhas nos pés e até provocar dores nos tornozelos e nos joelhos. Pior ainda, eles farão você perder o jogo. Assim, siga estas dicas de como comprar o seu calçado de tênis que estará em sincronização com os seus pés e que ajudarão você a jogar o seu melhor tênis.

Conheça o seu tipo de pé:

Você pode visitar um especialista em pés para conhecer o seu tipo de pés ou tente conhecê-los melhor em casa também. Por exemplo, se a impressão com os pés molhados mostra uma marca crescente do pé com pouca ou nenhuma marca do pé feita pelo arco, você tem um tipo de pé supinated. Geralmente, os seus sapatos tendem a gastar mais rapidamente nas laterais do que na parte dos dedos. Além disso, os pés supinated são mais largos e necessitam de sapatos de tênis que ofereçam um espaço adicional tanto no solado quanto na parte da frente. Adicionalmente, você deve procurar por calçados de tênis que tenham um amortecimento melhor para compensar os arcos elevados.

Você tem pés pronated quando a impressão do seu pé tem uma amostra completa. Devido a seu pé ser achatado, seus sapatos de desgastam mais rapidamente do que a parte lateral. Seus calçados de tênis devem oferecer um suporte extra. Encontre um par de sapatos que ofereça uma estabilidade adicional no centro ou prefira sapatos de modelo mid-cut. 

Você tem pés neutros se a impressão dos seus pés tiver uma quantidade de arco moderada. Este é o mais versátil e ergonomicamente eficiente tipo de pé. Este sendo o mais balanceado tipo de pé, você pode jogar tênis com qualquer tipo de sapato.

Compreendendo a anatomia dos sapatos:

Depois de conhecer o seu tipo de pé, experimente compreender a anatomia do calçado. Experimente diferentes pares para ver se você se sente confortável na parte superior do seu pé. Certifique-se de que os seus sapatos têm uma biqueira durável especialmente se você tem a tendência a arrastar o dedo do pé quando joga tênis. Além disso, você deve dar um destaque especial por um material extra em conjunto com a porção média de cima se você tem o hábito de golpear de uma posição aberta.

Ao verificar a forração de seus sapatos de tênis, certifique-se de que eles têm uma forração extra porque é nesta esta parte onde os seus pés descansam. Se você é um daqueles jogadores ferozmente agressivos na quadra e que exige muito dos seus sapatos, a sola do meio dos seus tênis vai se desgastar mais rápido e logo você sentirá a necessidade de jogar fora aqueles tênis e adquirir um novo par de sapatos de tênis.

O solado do sapato afeta a tração especialmente quando você joga na argila ou na quadra dura. Aqueles que jogam na maior parte do tempo em quadra dura devem procurar por tênis cujo solado tenha uma grande variação de desenhos para conseguir uma melhor tração.

Considere as suas opções:

O ideal seria que os seus sapatos de tênis fossem tão leves quanto possível. Entretanto, os sapatos de tênis são geralmente mais pesados do que outros tipos de sapatos pela simples razão de que os sapatos de tênis vêm com almofadas extras e solados mais duráveis que adicionam maior peso aos calçados de tênis. Compre dois pares diferentes - um com um peso mais leve e o outro sendo mais pesado. Pratique com o mais pesado para que quando você estiver jogando para valer usando os tênis mais leves, você se sentirá mais confortável para mover-se pela quadra. 

Origem: www.PoloMercantil.com.br 

Este texto está sob a licença GNU FDL e pode ser distribuído livremente sem prévia autorização do autor, desde que os respectivos links sejam mantidos.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/tenis.php