VALORIZAÇÃO, VOLATILIDADE E VOLUME DE NEGÓCIOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS SETORES LISTADOS E DOS NÍVEIS DE LISTAGEM

Vitor Fontes Gonçalves Lucena¹

Débora Faria Paiva¹

Márcio Alexandre Fischer²

RESUMO:

O presente estudo propõe-se demonstrar se as empresas que seguem o sistema de governança corporativa com seu conjunto de normas e regras, no mercado acionário brasileiro pode, de fato, afetar o valor da ação e o seu volume de negócio. Foi realizado uma análise comparativa da valorização, volatilidade, liquidez e volume de negócio das empresas do ramo industrial que estão listadas na BM&FBOVESPA no seguimento do NovoMercado e Mercado Tradicional. Especificamente, o desenvolvimento do artigo objetivou analisar o volume de negócio e o valor ajustado das ações das empresas. Foram analisadas 82 empresas sendo 32 do Novo Mercado e 50 do Mercado Tradicional. Os dados foram coletadosdos últimos 5 anos, esse fato traz maior fidedignidade à cerca das comparações dos segmentos analisados.Com o propósito deverificar se as ações das empresas que aderem o sistema de governança têm melhor desempenho, foram realizadas análises estatísticas comparando-se a média aritmética, o desvio padrão, a assimetria, a curtose, o teste t-student e a análise de variância.Para atingir os objetivos propostos foram realizadas pesquisas quantitativas com cunho descritivo, bibliográfico e documental, assim tornou-se possível proporcionar uma visão técnica do tema. Pode-se concluiratravés do estudo das análises, que as empresas que seguem regras, transparência e normas do sistema de governança têm melhores desempenhos nos volumes de negócios e nos valores das suas ações.    

Palavras chaves: Novo Mercado. Mercado Tradicional. Sistema de Governança.

 

1. INTRODUÇÃO

 

Nos últimos anos o mercado acionário brasileiro auferiu um extraordinário desempenho, isso se dá com a fusão da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e BM&F em 2008 tornando assim a maior Bolsa de negociações de valor mobiliários da América Latina e uma das maiores do mundo que é denominada como Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA). De acordo com Assaf Neto (2011) entre 2001 e 2010 teve uma expansão na quantidade de investidores, dentro desse período, o investidor pessoa física teve um crescimento de cerca de 30%, sendo responsável por 25% das movimentações na bolsa. Até o fechamento do exercício de 2017 estavam listadas 344 empresasna bolsa.

Segundo Economatica (2017) o volume financeiro médio que BM&FBOVESPA movimentou no ano de 2017 diariamente é de R$ 7,64 bilhões, seu crescimento em relação ao ano de 2016 é de 16,95% e comparado com 2009 teve um crescimento 21,54%. Estudos que agreguem maior conhecimento sobre questões que podem auxiliar em tomadas de decisões em investimentos dentro do mercado acionário são de suma importância. Com o crescimento do mercado acionário, e a criação de novos níveis de listagem é muito importante que os investidores tenham conhecimento das vantagens, riscos e retorno que cada nível.

O presente trabalho tem como intenção fazer uma análise comparativa entre dois sistemas distintos, com a finalidade de descobrir se as empresas que aderem ao sistema de governança com seus conjuntos de regras e normas têm uma valorização, liquidez, volatilidade e volume de negócio melhor do que as empresas que não seguem o sistema de governança. A valorização das ações de uma empresa se dá através de seu preço de mercado, que pode ser consolidado através de variáveis contábeis, financeiras e econômicas, levando em conta que a volatilidade das ações é a medida utilizada para mensurar o risco de oscilação do valor do ativo, a liquidez se refere ao custo de compra e venda de um título de forma rápida e o volume de negócio se dá com a facilidade de liquidez.

Assim sendo, o artigo visa responder a seguinte pergunta de pesquisa: “O sistema de governança corporativa com seu conjunto de normas e regras, no mercado acionário brasileiro pode, de fato, afetar o valor da ação e o seu volume de negócio?” Tem-se por objetivo geral do presente estudo, analisar e comparar a valorização, volatilidade, liquidez e volume de negócio das empresas do ramo industrial listadas no segmento de Novo Mercado e Mercado Tradicional que são negociações na BM&FBOVESPA.

Para poder melhor evidenciar a pesquisas os objetivos específicos são:

·         Calcular a volatilidade das ações das empresas de acordo com os dados coletados, separados por níveis de listagem;

·         Demonstrar o volume de negócio das ações de forma comparativa de acordo com os níveis de listagem; e

·         Sumarizar as informações para analisar o comportamento das variáveis de pesquisa por nível de listagem e desempenho.

O estudo justifica-se economicamente, pelo fato de esclarecer se boas práticas impostas de sistema de governa possibilita um desempenho melhor no valor das ações como também nos seus volumes de negócios. O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2004apudMARTINS et al., 2005) presume que “boas práticas de governança corporativa têm por finalidade aumentar o valor da sociedade, facilitar o acesso ao capital e contribuir a sua perenidade”.Isso reflete para os investidores um melhor cenário para investimentos, com isso o trabalho procurar através de analises verificar se a existência de um melhor desempenho das empresas por aderirem normas e regras de governanças que são classificadas de acordo com os níveis de listagem da bolsa de valores no Brasil. [...]