Adriana Bueno dos Santos Menegelli 

Rodrigo Leandro Barbosa Menegelli 

RESUMO: 

Esse artigo tem como escopo alertar os profissionais de educação para as novas tendências de ensino-aprendizagem. Nossa proposta é servir de estímulo inicial para uma nova concepção de aula àqueles que desejam evoluir no que diz respeito  a relação ensino- aprendizagem considerando a  popularização das novas tecnologias.  O aumento da informação leva  a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário o professor se atualizar constantemente procurando se ajustar a realidade atual.A educação é fonte de conhecimento e o professor deve ser além de facilitador, um canalizador para novas descobertas.     


PALAVRAS-CHAVES:
Tecnologias, educação, professores, ensino- aprendizagem


OBJETIVO

         O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é tornar o trabalho entre professor  e alunos mais participativo e motivante. Fazer com que o  aprendiz utilize metodologias adequadas para  se integrar a  matérias estanques, que se torne capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica , avançando assim um novo paradigma na Educação, redimensionando valores humanos, aprofundando as habilidades de pensamento.

INTRODUÇÃO

         A sociedade atual passa por mudanças relativas a profunda valorização da informação. O mercado de trabalho hoje exige um profissional crítico, com capacidade de aprender ,de trabalhar em equipe dentre outras qualidades.

        A incorporação das novas tecnologias é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.

       Diante de  um novo paradigma na educação  o papel do professor frente às novas tecnologias deverá  ser diferente.

        Com as novas tecnologias pode-se desenvolver de atividades didático-pedagógicas, como: pesquisas e intercâmbios  culturais ; produção de textos em língua materna ou estrangeira ; elaboração de histórias em quadrinhos, periódicos, etc, o que proporciona o  desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com interação social  e valorização da autonomia dos alunos.

        O papel do professor, neste contexto é saber orientar os discentes sobre onde pesquisar informações seguras e como abstrair delas as informações que lhes forem pertinentes. O docente , neste caso será o mediador da aprendizagem dos alunos.

        Cabe a educação a construção do conhecimento do  aluno e no desenvolvimento de novas competências. É função da escola preparar os alunos responder rapidamente às mudanças contínuas.