TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA: um estudo de caso sobre o olhar dos alunos do 5º período do curso de Serviço Social do pólo de apoio presencial de Umbaúba da Universidade Tiradentes                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Jaiane Vieira de Lima 

RESUMO

A Educação promove o desenvolvimento de todas as dimensões da natureza humana, além do que é parte fundamental para vivência do individuo em sociedade, em vista disso os recursos tecnologicos tornam-se essenciais para a ampliação do conhecimento e da comunicação. O moderno avanço da tecnologia contribui para a criação e enriquecimento das propostas na EaD, permitindo uma abordagem rápida da discussão de diversos temas, proporcionando mais aproximação entre alunos e professores e dos próprios discentes. Este trabalho esta embasado num estudo de caso com alunos do 5º período do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes do pólo de apoio presencial de umbaúba/SE.

Palavras-chave: tecnologias, educação à distância, informação, comunicação.

1 INTRODUÇÃO

Vive-se numa conjuntura onde os recursos e as estratégias pedagógicas estão em desenvolvimento e adaptação ao contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o momento demanda uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento.

As novas Tecnologias da Informação e Comunicação produziram grandes impactos em nossa sociedade, hoje conhecida como “sociedade da informação”, no âmbito educacional não tem sido diferente, os novos recursos tecnológicos condicionam a inserção de alunos que por falta de tempo ou oportunidade não tiveram como ingressar numa faculdade antes, nesse cenário entra os cursos de educação à distância, os quais têm passado por transformações significativas, pois as novas tecnologias, fornecem recursos mais eficazes para atender e motivar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Cabe aqui ressaltar que tais impactos sócio-culturais que as TICs causaram em nossa sociedade produziram mudanças expressivas, o avanço da internet a exemplo está cada vez mais proporcionando o acesso a cursos on-line o que possibilita uma proporção crescente de alunosem cursos EAD, os recursos tecnológicos no cenário da EAD têm aproximado, mesmo que virtual, a relação entre professores/alunos/tutores, os meios de comunicação entre os mesmos são facilitadas e se dão de forma rápida através de diversos recursos tecnológicos, entre eles, chat, fórum, e-mail, blog, ao mesmo tempo cabe salientar que tais recursos podem não estar proporcionando uma interação eficaz entre alunos/professores/tutores o que poderia estar prejudicando a qualidade no processo de ensino-aprendizagem

Deste modo o problema que se apresenta nesta pesquisa é de saber como os alunos do 5º período do curso à distância de Serviço Social do pólo presencial de Umbaúba da Universidade Tiradentes utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta de apoio ao aprendizado.

A metodologia adotada nesta investigação será de estudo de caso, com aspectos quantitativos através de questionário fechado destinado aos alunos supracitados, tal investigação será norteada pelas seguintes questões norteadoras: Como o uso das TIC’s tem contribuído para o processo de ensino-aprendizagem? Quais os pontos positivos e negativos da experiência? Os alunos já conheciam as TIC’s antes de começar o curso? Deste modo, essa pesquisa busca responder ao questionamento: De que maneira os alunos do 5º período do curso à distância de Serviço Social do pólo presencial de Umbaúba da Universidade Tiradentes utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino aprendizagem?