SUPERVISOR DE SEGURANÇA

É o profissional encarregado de gerir os serviços de vigilância na empresa, otimizando os serviços prestados para a satisfação do cliente, visando melhorias continuas, gerenciando recursos humanos, materiais e eletrônicos disponíveis na empresa.

Atualmente esse profissional atua nas empresas de segurança especializadas, efetuando a gestão de contratos, infelizmente muitos desses profissionais não busca especializar-se no segmento de segurança patrimonial e não entende a responsabilidade que tem em suas mãos como supervisor de segurança.

Esse profissional que deveria ser o elo entre a empresa e o profissional de segurança (vigilante, porteiro, líder, etc.), deixa de fazer o seu papel que é servir os seus liderados e passa a exercer uma função de "carrasco", onde muitas vezes alem de maltratar o maior bem da empresa que são os profissionais que atuam na linha de frente das operações de segurança, não cumpre com suas obrigações.

Muitas empresas perdem grandes profissionais e postos de serviços por causa dessas pessoas que por motivo fútil, repreende seus liderados de maneira grotesca, aplicando de forma errônea advertências e suspensões até mesmo "justa causa" sem ao menos apurar os motivos que levou o profissional à ação do fato.

"Certa vez, um vigilante de determinado posto de trabalho, foi abordado por marginais e levado a área interna da empresa, após horas de tortura foi libertado e ao retornar ao posto de trabalho para acionar ajuda, o supervisor de segurança já havia elaborado a sua advertência, não se preocupando com o que poderia ter acontecido ao profissional de segurança, e sim em apenas puni-lo uma vez que estava fora de seu posto de serviço".

Essa função (supervisor de segurança) vai além das situações citadas acima, o Supervisor de segurança é peça fundamental no quadro da segurança, tem por objetivos servir o seu subordinado, procurando atender as necessidades do posto levando ao conhecimento da empresa para que possam ser resolvidas.

Tem por atribuição também fazer o elo de ligação entre o cliente e a empresa, administrando da melhor forma possível ocorrências que fujam do curso normal das atividades da empresa, a presença do supervisor no local de trabalho é indispensável, após o vigilante e/ou porteiro, ele deve ter conhecimento de todo fato que ocorre nos postos de serviço.

Deve conhecer bem cada um dos profissionais que atua sob sua responsabilidade, sempre mantendo uma boa apresentação pessoal, deve ser dinâmico, redigir uma boa redação (coisa que só se aprende estudando), conhecer bem a área de atuação (segmento de segurança), conhecer de outros assuntos alem de sua área, saber liderar, pois é uma das características vitais para dar segmento a esta função. Nenhuma empresa funciona bem sem líderes, deve saber mostrar as direções em que a equipe onde atua deve seguir, agir com sabedoria de forma que reconheça as circunstâncias em mutação ao seu redor, mexendo quando necessário, a peça certa, como um jogo de xadrez, com a diferença de que o objetivo será para que todos alcancem a vitória.

Saber diferenciar o poder da autoridade, sendo o poder agindo de forma em que se o subordinado lhe fizer algo que o pareça errado, será punido de alguma forma, então este faz as coisas não por vontade própria, mas por medo ou receio que o seu supervisor lhe aplique alguma punição. Já a autoridade é o fato de conseguir que seus liderados lhe façam tudo o que lhes for pedido, não por medo nem receio, mas pelo fato do reconhecimento do supervisor como líder e não como carrasco.

Vamos pensar nessas situações que ocorrem no nosso local de trabalho, vamos valorizar mais os nossos profissionais que estão na linha de frente, são eles que geram a renda para a empresa e garante nossos empregos.

Vamos mudar o conceito que foi criado da segurança patrimonial, buscando sempre conhecimento e se especializando a cada dia.