1 INTRODUÇÃO
A constante discussão a respeito dos impactos ambientais ocasionados pelas tecnologias de produção moderna aquece o debate a respeito de medidas de preservação ambiental. Logo, a preocupação com a preservação do meio ambiente transcende as empresas, chegando até os consumidores finais. Isto resulta em empresas buscando sistemas de gestão ambiental como forma de atender aos desejos de seus clientes.
Um sistema de gestão ambiental consiste em um sistema voltado a adotar políticas de proteção do meio ambiente, utilizando, para isso, práticas administrativas e operacionais adequadas para esta função.
O objetivo principal deste sistema é buscar continuamente o aperfeiçoamento de sua qualidade ambiental, para oferecer a seus clientes e a sociedade, serviços e produtos com o mínimo possível de impactos sobre o meio ambiente.
Nas organizações, os sistemas de gestão ambiental, se estabelecem, em conjunto com outras áreas da organização, como as áreas de saúde e segurança dos colaboradores. Com isso a empresa desenvolve um sistema produtivo que oferta seus produtos ao mercado, com a mínima agressão ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que se preocupa com as condições de trabalho de seus funcionários.
A norma NBR-ISO 14001, segundo (AMBIENTE BRASIL, 2009) determina os seguintes objetivos ambientais no processo de criação de um sistema de gestão ambiental:
? Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
? Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;
? Demonstrar tal conformidade a terceiros;
? Buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa;
? Realizar uma auto-avaliação e emitir auto-declaração de conformidade com esta norma.