Antes de cogitar fazer um curso voltado para a área de design de moda é importante se levar em conta uma série de processos. Caso você pense na moda como uma profissão, ou ainda só gosta de se vestir bem, ou pensa em seguir a carreira? Tudo isto são várias perguntas que devem ser feitas antes de você investir nisto, e por este motivo é importante ser ter em mente se gosta mesmo do que faz, pois é uma área que precisa de amor e investimentos.

Os cursos voltados para a área de design de moda oferecem uma boa ênfase para as pesquisas, bem como a criação e desenvolvimento de produtos específicos voltados para a área têxtil e ainda áreas de confecção. O contrário que as pessoas pensam , os profissionais formados não viram apenas estilistas, são várias áreas que são abrangidas pela moda, e as vertentes podem ir desde o estilismo até a modelagem, profissionais de moda poderão até mesmo atuar em negócios de moda, figurinismo, fotografia, eventos, jornalismo de moda, entre outros vários ramos da área.

A grade curricular do curso

A grade curricular existente do curso de Design de Moda varia bastante de faculdade para faculdade, apesar disto existem em todos eles uma série de matérias tanto eletivas como também consideradas obrigatórias iguais, tudo isto é algo parecido e devem conversar entre si as áreas como por exemplo História da Arte, Design de moda e modelagem, criações, costuras, leituras de imagens, desenhos de moda, fotografia, comunicação, tecnologia têxtil, e ainda projetos, estágios, entre outros.

Os campos de atuação do profissional designer de moda

É interessante citar que as indústrias consideradas têxteis como por exemplo os ateliês voltados para consultoria de moda, editores de jornais, revistas e também blogs de moda, tanto para áreas de pesquisas e ainda opiniões quanto as ilustrações utilizadas, além disto os profissionais poderão atuar como produtores de moda para tv e cinema, ou seja figurinistas, além de participar de departamentos de criação, áreas de comércio, entre outras várias áreas.