Um dos grandes problemas enfrentados na atualidade no que diz respeito a impressão é a queima dos cartuchos. A grande maioria dos usuários não tem conhecimento do por que da queima do cartucho. Muitos ficam até supresos quando descobrem que a maior causa de queima de cartucho é a má utilização. Esse pequeno texto vem com o objetivo de esclarecer o por que da queima dos cartuchos o que com certeza vai fazer com que muitas queima sejam retardadas pelo adequado uso.

Os cartuchos possuem um circuito elétrico que faz a comunicação entre o cartucho e a impressora, com a utilização (impressão) os níveis de tinta vão acabando e com a insistência em realizar a impressão, a sobrecarga afeta os circuitos queimando-os, inutilizando assim o cartucho. Pode-se comparar esse circuito com a resistência de um chuveiro, uma vez o chuveiro com bastante agua ele esquenta a agua mais não a deixa muito quente.A medida que diminui a quantidade de agua a temperatura da agua vai aumentado. Quando a quantidade de agua é muito pequena, isso por que a agua sai muito quente e se perssistir por longo tempo a ressistência queima por ausência de agua. O cartucho também queima por ausência de tinta, o que eixa claro que uma vez o sinal de nível de tinta baixa é hora de recarregálo. A queda de energia também pode ocasionar queima de cartucho, devido ao choque térmico.

Os circuitos elétricos queimados são responsáveis por 30% das não conformidades existentes no procedimento de recarga. A queima acontece durante o processo de impressão, onde a placa de impressão, através de descargas elétricas, aquece uma pequena quantidade de tinta até temperaturas em torno de 500 °C (932 °F).

O resfriamento da placa ocorre pela própria tinta que sai do cartucho e que evita que o sistema sofra um superaquecimento. À medida que o cartucho se esvazia o sistema é submetido a um superaquecimento gradual e parcial que ocorre devido ao precário resfriamento ao qual o cartucho passa a ser submetido. Este superaquecimento se torna crítico quando a tinta existente dentro do cartucho acaba.

Os cartuchos coloridos da impressora da série 600 (49A) e da série 800 (25A) estão especialmente sujeitos a apresentar este problema, tendo sido verificado sua ocorrência em 50% dos procedimentos de recarga. Isso ocorre simplesmente porque quando o compartimento de tinta de uma cor se esvazia, o usuário persiste em continuar a imprimir com as outras duas cores, havendo um superaquecimento do sistema, uma vez que todo ele é aquecido no momento da impressão.