Em 1948 a Organização Mundial de Saúde propôs uma nova concepção  de saúde ao defini-la como sendo “não apenas a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar, físico, mental e social” possibilitando, portanto,  que a saúde fosse  compreendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida da população.

A Atenção Primária é o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo de onde as pessoas vivem e trabalham. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS, 1978). A Portaria N° 648/GM de 28 de março de 2006 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica e estabeleceu a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Sendo assim, o PSF firmou-se como sendo uma estratégia organizativa de atenção à saúde definida pelos princípios e diretrizes que norteiam uma atenção generalizada, sem restrições a grupos de idade, gênero ou problemas de saúde, de atenção acessível, integrada e continuada, trabalho em equipe, atenção centrada na pessoa e não na enfermidade,  atenção orientada para a família e à comunidade, atenção coordenada, incluindo o acompanhamento do usuário nos outros níveis de atenção e apoio constante a estes aspectos relacionados à saúde e bem-estar (RICCI, 2008). 

Neste contexto, o fisioterapeuta  pode inserir-se e desenvolver atividades efetivas dentro da equipe interdisciplinar. Porém, devido a aspectos de ordem político-econômicos e organizacionais, sua função é pouco divulgada e subutilizada, contudo, segundo Barros (2002) experiências isoladas em algumas regiões brasileiras mostram que a inserção da fisioterapia no Programa de Saúde da Família enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população.

Embora a importância da fisioterapia nos serviços de atenção primária ainda seja incipiente, tornou-se evidente na prática do estágio a necessidade da inserção dos fisioterapeutas em virtude da grande demanda de usuários carentes dos serviços prestados por esses profissionais.

            Segundo dados colhidos do DATASUS/2007 o índice de maior mortalidade notificado no município de Campina Grande, foram casos de doenças do aparelho circulatório (928 casos) seguido de neoplasias (409 casos). Diante do exposto, é evidente a importância da atuação do fisioterapeuta no PSF, pois os fisioterapeutas ao atuarem na prevenção e promoção da saúde desses pacientes contribuirão para a redução dos indicadores de mortalidade.

Durante o estágio foram traçados alguns objetivos para serem alcançados tais como, proporcionar uma nova visão da saúde pública, instigar a criatividade, resolutividade, incrementar a interação entre fisioterapeuta e usuário, divulgar o trabalho desse profissional na atenção primária, desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação na comunidade.