RELAÇÃO DA ÉTICA COM A GESTÃO DE PESSOAS

Gerir pessoas continua sendo um desafio desde os primórdios das organizações, vários conceitos foram desenvolvidos ao longo dos tempos para fundamentar a relação organização x pessoas.
Mas que códigos de condutas poderiam nortear esta relação? Que tipos de parâmetros devem ser usados para criar uma relação saudável no ambiente organizacional?
Tais questionamentos ainda ecoam nas organizações e o profissional de logística ou de qualquer outra área precisa estar continuamente tentando buscar as respostas que acreditamos está diretamente com algo que parece estar agonizando nas organizações: a ética.

A ética é o "pilar" de qualquer sistema administrativo, que não se resume em decorar o "código de ética", mas sim em assumir uma postura pro ativa na construção da consciência e responsabilidade social.
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
O dicionário Michaelis define ética da seguinte forma (gr ethiké) 1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; É. social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Conhecendo as definições de ética e de logística pergunta-se que relações ambas podem ter. Todo o processo desenvolvido pela logística: produção, estocagem, bem como a cadeia de distribuição, é desenvolvida por pessoas.
Apesar de todo aparato tecnológico, e todos os benefícios que a tecnologia da informação tem trazido para o setor de logística, ainda assim sem pessoas nada disto poderia ser desenvolvido.
É justamente neste aspecto que as organizações têm negligenciado seu maior patrimônio que são os seus colaboradores.
Toda organização precisa obrigatoriamente de pessoas para realizarem suas tarefas quer seja das mais simples na produção ou as mais complexas nas mais diversas áreas administrativas.
Alem disso quando uma organização visa só os resultados financeiros da sua cadeia produtiva, passa a negligenciar e tratar de maneira antiética as pessoas.
A ética tem sido cada vez mais banida das relações e gerenciamento de pessoas. Onde está a ética quando pessoas são expostas à carga horárias subumanas, onde seus direitos trabalhistas são execrados, são expostas a assédios morais e lhes e negado direitos sociais em nome de uma lucratividade maior?
A ética foi banida desta relação, porém ela deveria ser o sustentáculo de todo e qualquer relacionamento dentro de uma organização.
Uma outra evidencia disto é que se costumam cobrar relacionamentos éticos com clientes, fornecedores. E o gestor de qualquer organização não pode se furtar de buscar a cada dia que este relacionamento seja constante na área que ele administra.
Mais importante e necessário é entender que a ética vem também com os valores morais que os gestores desenvolvem não só no ambiente de estudos ao longo do seu processo educacional, mas com valores familiares e sociais.
A ética e a logística podem e devem andar juntas, o profissional de logística deve promover este casamento dentro das organizações. Buscando não só o objetivo do lucro financeiro, mas sobre tudo investir no seu maior patrimônio que são as pessoas que fazem parte também desta cadeia logística.
Como exemplo de relacionamento ético dentro de uma organização citamos o caso da Empresa de Transporte Coletivo Joevanza em Salvador. Através de um comportamento de valorização do profissional através do seu serviço social e do entendimento de sua diretoria de que seu patrimônio maior são os seus colaboradores, passaram a investir em estrutura física como: academia dentro da garagem, e também estrutura com nutricionista, palestras motivacionais e treinamentos para seus colaboradores que exercem cargos de liderança; a empresa passou a ter uma maior participação de sues colaboradores.
Onde entra a ética nesta empresa?
Ela se apresenta no seu relacionamento com seus funcionários buscando faze-lo sentir-se importante no grande processo de desenvolvimento das atividades da empresa. Conseqüentemente causando um impacto positivo na opinião publica a cerca da referida empresa.

De tudo que foi apresentado, pode se concluir que ou as organizações e seus gestores passam a desenvolver um relacionamento ético com seus colaboradores ou os prejuízos advindo de uma negligencia com um aspecto tão importante pode ser devastadores.
A falta de ética pode ocasionar desmotivação de seus colaboradores afetando toda a cadeia produtiva de uma empresa, bem como a sua imagem perante seus clientes e fornecedores.
Em síntese cabe ao gestor desenvolver relacionamentos éticos em todo o processo da cadeia logística, quer seja na produção, estocagem, distribuição e os demais processos relacionados a este importante setor da organização. Sem, contudo esquecer que em todo este processo as pessoas merecem uma maior atenção e um melhor relacionamento ético.


BIBLIOGRAFIA
1. Ética: valores morais e princípios sociais.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm acesso: 03 de junho de 2011 (fragmentos)
2. Ética
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues- portugues&palavra=%E9tica acesso: 02 de junho de 2011 (fragmentos)
3. Ética
http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica acesso em: 03. de junho.2011 (fragmentos)
4. Administração de Logística Sob o Olhar da Ética e Filosofia nos Dias Atuais
http://www.webartigosos.com/articles/26300/1/Administracao-de-Logistica-Sob-o-Olhar-da-Etica-e-Filosofia-nos-Dias-Atuais/pagina1.html#ixzz1OGi0amY8 acesso em: 03 de junho de 2011. (fragmentos)