De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurada e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos. Avaliar é também considerar o modo de ensinar os conteúdos que estão em jogo nas situações de aprendizagem.
No que diz respeito à área de arte, por sua vez, a avaliação implica na necessidade de conhecimento de como os conteúdos são assimilados pelos estudantes a cada momento da escolaridade, bem como o reconhecimento dos limites e da flexibilidade necessários para dar oportunidade à coexistência de distintos níveis de aprendizagem, num mesmo grupo de alunos.
Para tanto, torna-se necessário que o professor tenha conhecimento a respeito do que é adequado dentro de um campo largo de aprendizagem para cada nível escolar, ou seja, o que é relevante o aluno praticar e saber nessa área.
Em relação aos critérios de avaliação em arte, torna-se necessário registrar que, da mesma maneira que na apresentação dos conteúdos, as indicações para a avaliação não estão divididas por ciclos, em face da possibilidade das indicações das linguagens artísticas a critério das escolas e da sua seqüência no andamento curricular.
Por esse motivo, as indicações são apresentadas separadamente para cada modalidade artística, obedecendo ao seguinte: Avaliação de Artes Visuais, Criarem formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade; Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si e por outras pessoas sem discriminações estéticas, artísticas, étnicas e de gênero; Identificar alguns elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades.