PROJETO DE PESQUISA


1.TEMA

Um desenvolvimento mais formal da numeração se encontra na formação dos sistemas de enumeração. Examinando-os mais antigos símbolos verifica-se o uso de uma única marca, para cada elemento.O procedimento de extensão é o que resultou nos sistemas de enumeração atuais, que se baseiam num valor de uma posição e iniciam com a escolha de um certo número como base.Não se sabem quando foram descobertos os números cardeais, mas nos documentos mais antigos, percebem que foram escritos muito antes desta época.O bom do livro é todo livro é fácil de compreende-lo e mostra o contexto histórico do cumprimento dos números da matemática e seu desenvolvimento até os dias atuais. Na pré-história os homens que guardavam seus rebanhos necessitavam de ter certeza, se todos seus animais haviam voltado do pasto, o que armazenavam armas, ferramentas ou outros objetos, tinham que conseguir conferir se a quantidade era correta ou insuficiente, e aquelas tribos que tinham algum tipo de conflito, precisavam verificar se ao final de cada expedição todos soldados haviam voltado e os homens que possuíam uma economia de troca direta, deviam estar preparados para uma troca justa, em quantidade e valor.

2.DELIMITAÇÃO DO TEMA
Sujeito: Os números
Objeto de Estudo: Surgimento dos números
3.OBJETIVOS
Gerais: Apresentar os números de uma maneira simples.
Explicar o surgimento.
Expondo a sua utilidade.
Específicos: Compreender e demonstrar a necessidade dos números na vida do homem.
4.PROBLEMA
Porque se deu a origem dos números?
5.TESE
Durante épocas o homem, necessitou desenvolver projetos para a aritmética, onde teria um maior controle, seja sobre seu rebanho, estoques ou ferramentas.

6.HIPÓTESE
A origem dos números na civilização foi necessário para a sobrevivência do homem.
Logo os estudos aprofundados deram inicio ao suprimento de tipos de aplicações numéricas em inúmeras áreas de atuações.

7.VARIÁVEIS
Variável Dependente: A origem dos números na civilização foi necessário para a sobrevivência do homem.
Variável Independente: Logo os estudos aprofundados deram inicio ao suprimento de tipos de aplicações numéricas em inúmeras áreas de atuações.

8.JUSTIFICATIVA
A idéia do tema-tese abordado nesse trabalho surgiu dentro do ambiente acadêmico tendo como suporte o curso de matemática.A busca do homem pré-histórico para solucionar problemas aritméticos nos traz a importância da sua origem. Imagine que o homem não soubesse a contar, como ele teria feito o controle do seu rebanho?Por isso ao longo do tempo o homem buscou ajuda da antropologia, ou seja, a etnografia, que é uma linguagem que surgiu incluindo palavras e passou a serem chamadas de enumeração, ou seja, palavra número tornando lugar de objetos na seqüência coordenada, evoluindo assim, tornou o aprendizado numérico ainda mais importante interligada as situações comuns em nosso dia a dia. Logo os estudos aprofundados deram inicio ao suprimento de tipos de aplicações numéricas em diversas áreas de atuações.Conhecer a historia dos números e sua origem é desvendar a capacidade do homem para resolver seus problemas, e partindo disso, levar as pessoas, que a matemática não como dizem algo complicado de se entender, claro que estamos um inicio básico de como entende-la, mas partindo deste ponto estaremos contribuindo para que as novas gerações entendam a sua importância.







9.METODOLOGIA/ OU PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
9.1 MÉTODO DE ABORDAGEM
Indução Hipotético
Dedução Dialético

9.2 MÉTODO PROCEDIMENTO
Comparativo Monográfico
Histórico Estatístico





















Bibliografia
IFRAH, G. OS NUMEROS: A HISTORIA DE UMA GRANDE INVENÇÃO.8º ED.SÃO PAULO:EDITORA GLOBO,1996.
SANTOS, J. P.O. INTRODUÇÃO À TEORIA DOS NUMEROS. 1° ED. RIO DE JANEIRO: CNPQ, 1998.
GUNDLACH, B. H. NUMEROS E NUMERAIS.1°ED. SÃO PAULO: ATUAL,1992.
RAMOS, L.F. OS SEGREDOS DOS NÚMEROS. 12° ED. SÃO PAULO: ATICA, 1999.
IFRAH, G. HISTÓRIA UNIVERSAL DOS ALGARISMOS: A INTELIGÊNCIA DOS HOMENS CONTADA PELOS NÚMEROS E PELO CÁLCULO. 1° ED. RIO DE JANEIRO : NOVA FRONTEIRA . VOLUME 1, 1997.