Projeto ; Combatendo a violência na Escola



Situação Geradora

O problema que nossas escolas enfrentam atualmente são as ondas de violência que envolve o ambiente escolar e tem afetado o rendimento dos educando. As possíveis causas são: falta de afetividade, hiperatividade, condutas anti-sociais dissimuladas e encobertas, abandono, ambiente familiar deteriorado, uso de enterpocentes, práticas autoritárias repressoras e agressivas no interior da própria Escola,regulamentos opressivos da mesma e currículos de avaliação inadequados com a realidade do meio em que estão inseridos os educando,conseqüentemente trazendo assim desentendimentos entre colegas e professores, tornando assim o ambiente escolar hostil e inseguro.

Justificativa

Segundo dados estatísticos recentes a violência na escola tem afetado as cinco regiões do País, sendo que a média nacional atinge o índice preocupante de 56 %. Na região Sudeste, o índice é de 54% das escolas. Podendo se observar agressividade verbal, por meio de palavras e física, envolvendo o ataque físico entre colegas e professores.

Objetivo Geral

Investigar o problema da violência na Escola, as causas e as alternativas para mudar a situação atual.

Objetivos Específicos

Investigar e refletir em conjunto as causas da violência;
Proporcionar um ambiente de ensino aprendizagem socializador e que desenvolva a afetividade entre educandos e professores;
Promover atividades que priorizem o dialogo, a paz, o amor, a auto-estima,valorização da vida;
Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e tragam a família para a escola;
Promover mecanismos propositivos como dialogo e participações onde possam desenvolver relações psicossociais e humanas das crianças;
Proporcionar atividades que construam a paz e a cidadania, buscando modificar o ambiente e interagir com os alunos;
Aplicação de questionários para educandos e educadores sobre o assunto;
Propor regras justas e flexíveis, educando sem dominar.

Resultados esperados

Que os objetivos sejam alcançados, a paz volte a Escola, melhorando assim o rendimento escolar dos educandos e a relação professor e aluno, onde a autoridade não é renunciada mas conquistada pela afetividade e competência profissional.
Abrangência

O projeto é destinado aos professores e alunos de todos os níveis escolares.