Principais aspectos da Educação na Grécia Antiga

        Em relação a educação na Grécia, os gregos são os que mais se destacam, pois  foi na Grécia  antiga que surgiu os primeiros traços  educacionais. A educação participa na vida e no crescimento da sociedade, tanto no seu destino exterior como na sua estruturação interna e desenvolvimento espiritual; e, uma vez que o desenvolvimento social depende da consciência dos valores que regem a vida humana, a história da educação está essencialmente condicionada pelos valores válidos para cada sociedade.  A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espírito – a ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita, a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores.

         Com o surgimento das Polis nascem as primeiras escolas, mas mesmo com o aparecimento da oferta escolar, a educação permanecia elitizada atendia principalmente os filhos da antiga nobreza e os pertencentes a famílias de comerciantes ricos. Na sociedade escravagista grega existia o “Ócio digno”, que significava dispor de tempo livre, privilegio de quem não precisava cuidar do sustento, mas não se deve confundir o “Ócio digno” com o “fazer nada”, ele alude a ocupar-se com as funções de governar, pensar, guerrear. Segundo Isócrates o processo educativo  deve contemplar três aspectos fundamentais, talento, prática e estudo. O conteúdo programático proposto por Isócrates tende a ser alheio à visão ge­ral da educação na Grécia Antiga, a qual visa à formação do corpo mediante a ginástica e a formação da alma por meio de estudos de música, poesia, gramática, retórica, matemática e filosofia. a cul­tura grega invadiu fortemente o Império Romano e todo Ocidente cristão teve, consequentemente, suas raízes culturais na Grécia Antiga.

        A Grécia Antiga tinha o homem no centro de seu pensamento, perceptível pela forma humana dos seus deuses, pela preocupação com a perfeição humana e ideal de beleza também na escultura e na pintura (SILVA, 2010). Para tanto, a educação grega contemplava estudos de artes, educação física, inicialmente guerreira e militar, posteriormente orientada para os esportes. Concentrava-se, ainda, nas sete artes liberais, compostas por três disciplinas humanísticas (gramática, retórica e dialética) e quatro científicas (aritmética, música, geometria e astronomia). Devido à influência dos filósofos, o polo predominante de formação física na educação grega voltou-se  para a espiritual, no ensino superior. Analisando-se a história da educação, com foco na Grécia Antiga, verifica-se a preocupação dos educadores daquele país com a formação integral do cidadão, enquanto homem livre, através da educação física e intelectual.  


Referencias:

(JADEGER, 19994, P 05)

(ARANHA,2006).

 Leia mais: http://jus.com.br/artigos/22050/o-retorno-curricular-da-educacao-brasileira-aos-ensinamentos-da-grecia-antiga#ixzz3FgJh5J4C

                                               Wania Bruna Dos Santos.