Sem dúvida uma das perguntas que mais perturba as mulheres hoje em dia, independente da faixa etária e classe social a qual ela possa pertencer. Não conseguem entender o porquê de tanta desconfiança por parte da macharada,o porquê de não acreditarem nos seus sentimentos para com eles.Quer dizer,deveria bastar-lhes as palavras doces,as carícias sinceras,os beijos apaixonados,enfim,deveria ser o suficiente o amor que suas parceiras que,nestes gestos e em muitos outros,elas lhes demonstram a cada encontro.A cada noite de amor que passam juntos.Afinal,quem ama,não trai.

Então o que acontece?O que os leva a, mal iniciarem um namoro sério, encher a relação de proibições, dos "não pode"?A menina não pode sair sozinha ou com as amigas a lugar nenhum sem a companhia do namorado ou, ao menos, sem dizer aonde vai, com quem vai e o que vai fazer lá; ela não pode comprar e muito menos usar roupas muito curtas e justas, só porque os outros caras podem olhar pra guria; a menina não pode conversar com nenhum outro garoto sem que ele esteja junto; a menina não pode mais entrar no MSN ou a continuar a ter um Orkut. E mesmo que ambos lhes sejam permitidos,ela deverá informar o "login" e a senha de ambos ao namorado;e em alguns casos,a guria não pode nem ir trabalhar,pois ,na mente de seu companheiro,ela pode traí-lo com algum colega de lá;estes,entre outros absurdos,tendem com o tempo a minar o namoro,transformando-o num peso.Num saco.

A desculpa apresentada pelos homens pra tanto quererem controlar a vida de suas parceiras é sempre a mesma: o amor. "Eu faço isso porque eu te amo...".Amor a quem as vezes eu me pergunto.A menina ou a si próprio?Sim, pois pra impor tantos "nãos", tantas regras, só sendo muito egoísta mesmo. Uma anta egocêntrica cujos desejos e vontades individuais são as únicas coisas que importam,enquanto as necessidades de quem dizem amar,são vistas como capricho bobo.Frescura de mulher...

Muitos crêem que se tratarem bem demais uma mulher, e que se deram muita liberdade, ela vá a se cansar do cara em pouco tempo e começar a tratá-lo mal. A vê-lo como um capacho. E logo,por saberem que confiam nelas,começarem a dar despreocupadamente a "pipoquinha"por aí.Quanta infantilidade...Ora,nenhuma mulher que se preze, gosta de ser maltratada,de ser alvo constante de desconfiança,de ter suas vontades negligenciadas e de ser vista apensa como um objeto sexual.E justamente por pensarem que tratando-as mal,as tratam bem,é que correm risco de serem traídos e,posteriormente,serem trocados por outro.Agora se mesmo sendo tratada como uma princesa,tendo do lado um cara que a proteja,a guie e a respeite,a mulher abrir as pernas para outro,então é porque ela, no fundo,a menina sempre foi uma puta.

Entretanto, seria injusto afirmar que a mente limitada dos meninos, por si só, seria a única culpada pela onda de ciúmes que vem tornando milhares de relacionamentos num inferno. Muitas vezes eles são influenciados pelos amigos que dizem: "Não, meu,não dá mole pra ela.porque se tu não apertar,ela vai te chifrar e,mas na frente,mandar em ti".E muitas vezes por trás dessa intromissão dos outros rapazes há segundas,terceiras intenções.A mania que eles tem de dizer como se deve tratar a namorada do cara,acontece não porque estejam preocupados com a integridade do amigo,mas porque estão de olho na guria dele.Usando de maldosos comentários machistas ,fazem a cabeça do garoto contra a menina,deixando-o tão desconfiado dela,que ele caba por tornar a relação num porre.Daí,cedo ou tarde,a menina se cansa de ter que aturar tanto ciúme ,tantas cobranças,acaba por romper o namoro.Contentes com isto,os "amigos" do ex sentem-se tranqüilos pra flertar com com a ex dele.Afinal,agora ela está solteira...

Todavia, não é apenas a má influência dos amigos que contribui pro despertar do ciúme, há também que se levar em conta o contexto familiar do qual o adolescente veio. Como ele foi educado.Pais ignorantes,criam um filho ignorante.É lógico que para compreender mais profundamente nesse caso,seria preciso mais estudo.Avaliar certas variáveis como a classe social do qual ele provem,a relação dele com o seu lar e os vínculos e papeis existentes entre os membros da família.Mas independente da estrutura familiar atual variar bastante,é fato que na maiorias das famílias há uma criação machista,onde o homem recebe mais privilégios e atenção do que a mulher.Isso ocorre por causa da sociedade que,em geral,age da mesma forma.E esta,é assim por conseqüência de nossa cultura.Por falar em cultura,ela possui sua parcela de culpa no comportamento ciumento dos homens.Com sua obsessão disseminada de posse,de domínio,de um ego absoluto.Raízes que ensinam claramente quer a mulher nasceu só pra dois propósitos:servir e reproduzir.Duvida?Então responda: entre o homem e a mulher, quem a sociedade mais cobra pra saber cozinhar e pra saber quando vai se casar?Quem geralmente limpa a casa e cuida dos preparativos da chegada dum bebê na família?Viu?

Para a mulher reverter esse quadro sócio-cultural-familiar tão desfavorável, só há uma maneira: mostrar personalidade. Ter atitude mesmo.Não baixar a cabeça pra desaforo nenhum e exigir respeito de todos a sua volta.Provar que não é uma idiota desprovida de vontade própria,e que nessa história não é ela o "sexo frágil".Enfim,tomar as rédeas do seu destino nas mãos.E ao fazê-lo,empregar da prudência,da paciência,da esperança e da alegria no combate das dificuldades da vida.
Agora pra lidar com o ciúme, a guria deve, antes de tudo, se valorizar. Refletir em como a relação está afetando a sua vida.Pensar em como ela era antes de conhecer o atual namorado e em como ela está agora que encontra-se junto dele.E após esta análise,responder a seguinte pergunta:"Sua vida melhorou ou piorou depois que o relacionamento iniciou?".Somos seres humanos,criaturas diferentes umas das outras,e essa individualidade tem que ser preservada em cada detalhe.Varias vezes a mulher se anula por causa do outro, tem que fazer coisas que não gosta só pra agradar o companheiro.Um hábito que logo tornará o namoro infeliz e cheio de brigas.Desavenças que com o tempo ficarão mais freqüentes e começarão por qualquer besteira.Coisa criada só da cabeça do cara mesmo.

Um relacionamento saudável é aquele em que o casal cresce, onde um torna o outro pessoas melhores. Que te faz se sentir bem com o seu parceiro na companhia da família e dos amigos.É fundamental que homem e mulher confie um no outro.Os dois devem sair com os seus amigos,conhecer novas pessoas,estudar,trabalhar,pra que quando se encontrarem,tenham o que trocar um com o outro além das lamentações do cotidiano.

Agora quando o namoro está insuportável,quando o ciúme já possuiu o rapaz,a garota não deve pensar duas vezes: tem que chamar o cara pra discutir a relação. Um conversa franca e sem hora pra acabar.Mas se o diálogo não resolver,se ele não render bons frutos,é indicado que a jovem termine o namoro.Cortar de vez,sem dó nem piedade.Não será uma decisão fácil fazer isso,é verdade,contudo,a mulher tem que entender que a felicidade dela é o que interessa no final das contas.ELA é mais complexa.ELA espera mais do namoro.Já o homem é mais simples.Se a menina ta dando bastante pra ele,o namoro vai de vento em poupa.Tá ótimo.Por isso é importante que a menina veja que é melhor voltar a ser solteira e poder escolher um partido melhor depois,ao continuar comprometida com um "ogro"que nunca vai mudar e que,cedo ou tarde,irá pisar feio na bola com ela,fazendo-a sofrer muito.Pois como disse Sigmund Freud,o pai da psicanálise,o ciúme nada mais é do que a repressão da vontade de trair.


E,caro leitor,qual a sua opinião sobre esse assunto?