PESQUISA SOBRE A BRINQUEDOTECA NO MUNICIPIO DE GUIRATINGA-MT

 

1.INTRODUÇÃO

Cunha (2001, p. 17) descreve a brinquedoteca como “responsável por mediar à construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso”, além de fazer extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.

Para realizar este trabalho primeiro conheceremos a Secretária de Educação do municipio para conhecermos a quantidade de escolas municipais, onde fomos informados que existe apenas 01 unidade escolar. Concluíremos com uma  pesquisa realizada na escola do município de Guiratinga.

Pesquisa realizada no Municipio de Guiratinga

A Escola Municipal Tenente Daniel Aluizo, da pré-escola ate 4° serie, tem 530 alunos. Logo em seguida, fomos para a escola, ao adentrarmos, procuramos à pedagoga, e a mesma aceitou responder o questionário, a sua escola possui uma brinquedoteca? Sim, aqui tem um espaço para as crianças brincarem, mas no presente momento o parque se encontra  quebrado  e a escola não recebeu verba o suficiente para o concerto, mas lembrou que a escola oferece o dia da  piscina onde cada sala freqüentam uma vez por semana. Informou-nos que também tem o dia da brincadeira, onde os professores orientam seus alunos a levarem os brinquedos preferidos para brincarem na escola com outras crianças.

Fica perceptível, discretamente que o espaço da criança vem sendo perdido ao longo dos anos, devido aos interesses econômicos da sociedade capitalista e escrava do consumo em massa, que a cada dia vem comprometendo o bem estar da sociedade e da família, diminuindo o espaço para as crianças brincarem livremente, sendo estas as mais prejudicadas, com esforços e tempo destinados a aprendizagens de ofícios confinados ao ambiente escolar.

Para Puga e Silva (2008, p. 5) a sociedade contemporânea traz prejuízos para a infância, nela, pois, “(...) as crianças perderam o espaço e a segurança das ruas e calçadas, com isso perderam também parte da liberdade na escolha das suas brincadeiras e companheiros”. Isto piora com os inchaços das cidades, apartamentos pequenos que impedem as interações, e com a modernidade as crianças não querem doar seus tempos com brincadeiras, pois, tem muitas responsabilidades mais importantes como, “cursos de informática, línguas, danças, esportes, etc.”.

Sugerimos a importância de um resgate da real função social da escola enquanto espaço que re-significa o lúdico para humanizar a criança, permitindo o contato com as brincadeiras e brinquedos, de maneira prazerosa, em recompensa a si mesma pela prática lúdica.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A brinquedoteca é sempre um lugar prazeroso, onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem a magia do ambiente, é perceptível que a escola pesquisada tem um espaço disponível, mas a criança não tem acesso, devido o local está quebrado. (site brinqeduca)

Considera-se importante que a unidade escolar conheça e reconheça além da importância da brinquedoteca para mediar aprendizagens no meio educacional, também conheça os conceitos e propostas das teorias científicas quanto à atuação do docente neste espaço lúdico. A escola tem como função ser um agente social, resgatar a brincadeira, a espontaneidade e o prazer em brincar num espaço que propicie a criatividade e possibilidades de escolha, para desenvolver-se como ser global.

A pesquisa realizada conseguiu atingir seu objetivo, conhecer a quantidade de brinquedoteca existências, mostrando sua realidade na escola pública do município de Guiratinga.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cunha, N.H.S. (2009). Brinqueduca. Ovalor do brincar. Dispinivel em:<

http://www.brinqueduca.com.br/si/site/1201?idioma=portugues>. Acesso em: 05/11/2013.

PUGA, Edna. Mara. G. R.; SILVA, Léa Stahlschmidt P. A brinquedoteca na escola:possibilidade do resgate do lúdico ou recurso da prática pedagógica. Universidade Federal de Juiz de Fora. Monografia do Curso de Especialização em Arte Educação Infantil. 2008. Disponível em: Artigos%5CUnidadeII%5CA_brinquedoteca.pdf>. Acessado 08/11/2013

Disponibilizado em: http://www.brinqueduca.com.br/si/site/1201?idioma=portugues>. Acesso em: 04/03/2018.

Disponibilizado em: http://www.infoescola.com/curiosidades/brinquedotecas/. Acessado 04/03/2018.

Elca dos Santos Machado- Especialista em Educação Infantil

Graciele Castro Silva- Graduada em Administração-UNIC

Lidiane da Silva Xavier- Especialista em Educação Infantil

Raquel Santos Silva- Especialista em Educação Infantil

Renata Rodrigues de Arruda- Especialista em Educação Infantil

Rosilene Nunes da Silva - Especialista em Educação Infantil

Simone Batista Campos - Especialista em Gestão Escolar