Introdução
O físico alemão Albert Einstein propôs em sua famosa Teoria Especial da Relatividade (1905), que o espaço e o tempo não podem ser interpretados como dimensões separadas, e sugeriu que ambos fossem interligados em um novo termo, o espaço-tempo.
Desse modo, a "bidimensão" espaço-tempo criou uma teoria de quatro dimensões, a quadridimensional que inclui: a altura, a largura, a profundidade e o tempo.
Pergunta: "Se os eventos sempre ocorreram em quatro dimensões, será que ninguém, antes de Einstein, teve essa "percepção", nem que tenha sido inconscientemente?" Essa é a principal questão que este artigo pretende responder! Analisaremos, resumidamente, o espaço e o tempo na História da Arte, pois as linguagens artísticas geralmente trazem em suas obras, os conceitos da época em que foram criadas.
Uma leitura desatenta poderá dar a impressão de que se trata de uma simples história sobre o surgimento da perspectiva, mas não é disso que o texto tratará. Nas páginas seguintes concluiremos que o que julgamos ser fruto de uma percepção tridimensional, é na realidade quadridimensional. O tridimensional, por sua vez, deveria produzir desenhos completamente diferentes daquilo que enxergamos cotidianamente.