Assisti recentemente uma palestrante que falava sobre inúmeras formas de desencontro e sobre como podemos através de pequenas modificações alterar o cotidiano.

A tendência é supervalorizar o que acontece de ruim e desconsiderar as pequenas coisas que trazem felicidade.

Que atitudes as pessoas devem ter para reverter as situações ruins? Como enfrenta-las com sabedoria e que tipo de olhar é necessário ter sobre as coisas, sobre o mundo, sobre o outro, para encontrar a felicidade, viver melhor, relacionar-se melhor?

Primeiramente, a atitude tem que ser diferente da habitual, isto é, reclamar menos, pedir menos e agradecer mais. Para isto é necessário humildade, consciência do outro, noção de realidade, fazer juízo de valor sobre o que é realmente importante.

Posicionar-se como ser importante, capaz de realizar transformações que devem começar por si mesmo e não pelos outros, como a maioria parece querer fazer.

È necessário fazer uma auto-análise para perceber se o que o circunda e desagrada não é reflexo de suas próprias atitudes. A partir disto é necessário estabelecer suas prioridades e trabalhar para atingir metas que possibilitem esta transformação.

É necessário saber-se capaz de atingir tais pontos estabelecidos, o que pressupõe autoestima, motivação, disciplina, fé. O foco de cada um deve ser o crescimento pessoal, seu desenvolvimento, através de atitudes que valorizem as pequenas coisas, as pequenas vitórias, bem como abandonar sentimentos menores, inferiores, tais como inveja, rancor, mágoas, irritações, mau humor, pois estes sentimentos só prejudicam. A pessoa centra suas energias em algo que não vale a pena e desperdiça oportunidades de ver outras coisas e sentir outro tipo de sentimento ou energia mais benéfica.

Pequenas modificações podem surtir muito efeito e mudar a vida das pessoas.

Ser receptivo induz à uma resposta positiva, assim como ser amável, gentil, transmitir confiança, simpatia, apreço e consideração pelas pessoas, pois todos gostam de ser bem tratados.

Um sorriso abre janelas para a alma. Isto significa abandonar padrões negativos de comportamento como os já citados. Todos devem começar pelo seu interior e pelo seu ambiente, o que certamente irradiará sentimentos positivos ao seu redor.

Um ponto importante é a tolerância, que faz com que o indivíduo aceite o outro com suas qualidades e defeitos, aceitando as diferenças e respeitando-as. Com isto é possível ver com mais facilidade as qualidades do outro e valoriza-las.

Assim fazendo, teremos para com ele atitudes que gostaríamos que tivessem conosco, o que torna a convivência mais harmoniosa, mais fácil, mais proveitosa para todos e consequentemente mais feliz, pois quando passamos a desejar a felicidade do outro é porque nos despojamos de sentimentos egoístas e transcendemos, atingimos um plano que permite melhor entendimento, melhor comunicação, interação, vivenciando situações que fazem brotar sentimentos que aproximam e unem as pessoas.