? O problema do conhecimento se dá pelo motivo do mesmo ser muita das vezes enigmático.
? A realidade que o ser humano pretende dominar é múltipla e complexa, portanto surgem inúmeras questões, sendo uma delas: será que o ser humano pode conhecer a verdade?
? Não há certezas, ou uma verdade absoluta que prove que a religião ou a ciência estejam certas quando à questão em pauta seja à verdade, e não há nada que prove que a humanidade esteja no caminho certo quanto à mesma.
? Cientistas, pesquisadores e estudantes procuram nos proporcionar evidências científicas, que com razoável razão nos indiquem senão a verdade, mas no entanto nos ajudem a compreender o universo, a vida e a realidade.

Verdade:
? Todos falam, discutem, e querem estar com a verdade, mas nenhum ser humano é dono da verdade, porém, esse problema se relaciona na forma de compreensão do indivíduo para com o mundo; e na complexidade e ocultamento da realidade, sendo que coisas ou objetos que queremos conhecer se manifestam de múltiplas formas.
? Toda a realidade jamais poderá ser captada por um investigador humano, pois objetos que estudamos podem ser apenas uma parte da verdadeira realidade que o mesmo pode apresentar.
? Nada invalida o esforço humano na busca pela realidade, pois o ser humano aborda diversas áreas, algumas com mais e outras com menos intensidade.
? Podemos dizer que o homem já conseguiu pelo seu esforço compreender muito diversas áreas e assuntos estudados, graças aos instrumentos e pesquisas científicas; a grande questão agora está em nos perguntar o que sabemos e conhecemos sobre o ser humano.
? Contudo o que é a verdade podemos dizer que é o desvelamento, a manifestação do ser, a lucidez do objeto ao olhar que só é alcançada com a inteligência e a compreensão humana.
? Ninguém é dono da verdade absoluta, pois os objetos só nos mostram parte de sua realidade, com isso acabamos por nos precipitar e fazer conclusões pelas imagens e objetos que vemos, o resultado dessas conclusões precipitadas é o erro.

A evidência:
? Os nossos erros são ocasionados pela nossa ignorância e atitudes precipitadas. A verdade só se resulta quando há evidências, sendo que a evidência é uma transparência, é um desvelamento da essência das coisas, sendo estes os critérios para se chegar a verdade.

A certeza
? A certeza se fundamenta na evidência a certeza é o estado elo espírito onde se consiste uma adesão firme a uma verdade; sem temor ou sombra de engano.
? Quando não há uma manifestação suficiente do objeto o sujeito será encontrado em outros estados de espírito, sendo esses casos a ignorância, a dúvida e a opinião.
? A ignorância é um estado intelectual negativo, a dúvida é um estado de equilíbrio entre a afirmação e a negação, e a opinião caracteriza-se pelo estado de afirmar como temor e se enganar.

A formação do espírito científico
? Feitas as distinções entre os níveis de conhecimento, esclarecidas as condições da verdade e do erro, ainda não será possível realizar um trabalho científico, pois o mesmo vai além de todas essas condições; ele necessita de rigor e seriedade para ser desenvolvido.
? O espírito científico, é o responsável pelo ânimo do cientista, fazer ciência não é privilégio de uma só pessoa, nem privilégio de povos, raças ou culturas.
? As condições de se fazer ciência variam nas formas de pesquisa, treinamento e objetivos.
? O espírito científico tem seu início na curiosidade infantil, depois na inquietação da adolescência; se bem cultivados esses aspectos a maturidade poderá resultar em adultos capazes de analisar e sistematizar os dados da realidade, de maneira lógica e coerente.
? O espírito científico, portanto, pode se dar em qualquer idade e em quaisquer circunstâncias.

Natureza do espírito científico
? O espírito científico busca soluções sérias aos problemas que se enfrenta; essa atitude de buscar essas soluções não são inatas nas pessoas; mas são conquistadas ao longo de suas vidas; através de seus esforços e exercícios.
? O espírito científico na prática; é a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional.
? A crítica leva ao pesquisador a aperfeiçoar seu julgamento, pois criticar é julgar, distinguir, e a crítica por sua vez não terminada de negativa, ela é a oposição a aceitação do que é fácil e superficial.
? A objetividade se caracteriza no desprendimento da realidade estipulada pelo meio social; a objetividade é a condição básica da ciência, e o que vale não é o que um cientista imagina ou pensa, mas aquilo que realmente é.
? Não há meias soluções na objetividade, portanto nos entra a razão que não envolve os sentimentos do coração, que nada explicam ou justificam algo no campo da ciência.

Qualidades do espírito científico
? Podemos atribuir várias qualidades ao espírito científico; tais como a humildade, a observação, a precisão, a busca por idéias claras.
? O espírito científico, ele é imparcial, ele não torce os fatos, respeita ao máximo a verdade.
? O possuidor do verdadeiro espírito cultiva a honestidade, não colhe o que outros plantaram, tem horror a acomodação e é corajoso para enfrentar os perigos e desafios que a sua pesquisa possa oferecer.
? A honestidade está relacionada com a verdade dos fatos que se investiga.

Importância do espírito científico
? Não é necessário encarecer o espírito científico, pois o universitário vai adquirir conhecimento e buscar seu aperfeiçoamento sozinho, procurando resolver problemas que serão apresentados ao longo dos seus conhecimentos científicos.
? Logo se faz necessária o espírito da criatividade e da iniciativa, que aliados não achar a solução mais indicada que as circunstâncias exigem, ao longo de seus estudos universitários.
? Pouco a pouco, institui-se um mundo científico, um certo clube onde você se torna membro e é iniciado nesse meio, pois nada que diz respeito a ciência se aprende em um dia.