UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANS
ACADÊMICO: JULIANO VILMAR DOS SANTOS

Transcendentalismo, em filosofia e literatura, é crer em numa realidade superior à adquirida mediante a experiência dos sentidos ou superior à alcançada pela razão. Quase todas as doutrinas transcendentais procedem da divisão da realidade em reino do espírito e reino da matéria. Tal divisão identifica muitas das grandes religiões do mundo.
No Estados Unidos, esta nova corrente literária chega como uma forma romântica de expressão. Massachusetts berço líder literário da época nos estados Unidos foi quem propagou toda esta corrente pelo país.Com o surgimento da revista The Dial este movimento rapidamente se propaga por todo o país, difundindo através dela o novo estilo literário que estava surgindo. Veio da Alemanha Através de Carley um amigo de Emerson. Emerson, Ralph Waldo (1803-1882), foi ensaísta e poeta norte-americano e primeiro autor anglo-americano que influiu no pensamento europeu e que apoiou ativamente a causa abolicionista.
O que difere o Transcendentalismo Americano do Europeu é que o primeiro difundia o sentimento religioso. Mas não através de opressões, colocando limites nos féis, e sim através de uma arte que transmitisse o Deus como um ser agradável, ligado á natureza e a simplicidade. Foram constantes a mesmas repetições de temas neste estilo, como coração, primavera, céu, flor, sonho, etc.
O transcendentalismo procurava romper ideais errôneos impostos as pessoas. Dedicavam-se as causas justas como o abolicionismo. Influenciando os hinos do poeta George Sheppard, ao qual a religião começa a seguir os preceitos de liberdade e igualdade que tanto pregava o estilo transcendentalista.
Ao lado de Emerson, Fundador do transcendentalismo, estava a musa feminina Margaret Fuller (1810 ? 1850), com uma grande oratória sob se tornar a mãe da justiça e difundir como ninguém o ideal abolicionista e o preceito de bondade absoluta entre todos.
O escritor Thoreau embora pertencesse ao clube do transcendentalismo rompeu com as características do estilo, religiosidade, sentimentalismo, utopia, retórica oca. Esse autor procurava perfurar o solo das substancias que sustentavam a sociedade. Não apenas idealizava, com ritos de bondades, e sim mostrava a realidade crua e nua fruto de sua pesquisa, não desejava asas e sim apenas óculos. Seus poemas foram um dos melhores que foram publicados na revista Dial.
Um dos fatos mais pitorescos do transcendentalismo foi a influência que esta corrente literária teve em uma região provinciana. Numa tentativa de voltar a vida simples, intelectuais do vilarejo Brook Farm , viviam exilados das tecnologias que estavam começando a aparecer no mundo, acreditando que onde todos são iguais em posses, a união está mais presente.
O romantismo nos Estados Unidos é claro que não afetou o desenvolvimento industrial, e nem impossibilitou o advento de novas tecnologias. Foi importante porque a rígida concepção que se tinha sobre religião, em que os preceitos da igreja eram a chave para a salvação, passaram a serem questionados. Passou-se a valorizar o intuitivo do homem, naquilo que ele entende como religião.