RESUMO

Esta pesquisa teve por objetivo compreender como duas docentes cujos alunos demonstram bons resultados na Prova Brasil conduzem o ensino da leitura em sala de aula. Para isso, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações. Os resultados mostraram que as docentes realizavam atividades sistemáticas, diárias, de leitura, contemplando gêneros diversos. Muitos objetivos didáticos eram considerados no planejamento de aula, favorecendo o desenvolvimento de diferentes habilidades e conhecimentos, incluindo as habilidades avaliadas na Prova Brasil. Concluiu-se, assim, que as práticas de ensino das professoras promovem boas situações que aprendizagem que explicam, pelo menos em parte, os bons resultados dos alunos na Prova Brasil.

Palavras-chaves: Prática de ensino, Leitura, Aprendizagem.


Introdução
A leitura é uma importante atividade social, que deve ser objeto de ensino / aprendizagem desde os primeiros anos de escolarização. É importante que seja incentivada desde a infância pelos pais e pela escola, devendo esses ser os principais estimuladores da utilização dos livros no cotidiano das crianças.
No Brasil, a aprendizagem da leitura não tem sido eficiente, pois os resultados das avaliações internacionais (PISA) e nacionais (SAEB, Prova Brasil) evidenciam um baixo desempenho dos estudantes.
Verificamos através dos estudos realizados por Boruchovitch (2001) e Dias, Morais e Oliveira (1995), que se forem desenvolvidas estratégias de leitura, buscando fazer com que os alunos consigam desenvolver as habilidades necessárias para uma melhor compreensão dos textos (identificar a finalidade do texto, localizar informações, elaborar inferência, etc.), os alunos podem adquirir boa capacidade de leitura desde o início da escolarização.
Esses estudos buscaram mostrar como as estratégias podem contribuir para melhorar o desempenho dos alunos durante a leitura. Como ler é uma atividade muito freqüente, então, é preciso entender melhor quais são as estratégias que auxiliam as crianças a compreender melhor os textos.
Reconhecendo tal importância, pretendemos, nesta pesquisa, compreender como a leitura vem sendo ensinada por alguns professores que desenvolvem, em sua prática de ensino, estratégias para conseguir fazer de seus alunos "leitores autônomos, capazes de aprender a partir dos textos" (SOLÉ, 1998, p.72). São professores que realizam um trabalho reconhecido na instituição e que, na avaliação da Prova Brasil, seus alunos demonstraram bons resultados.
A Prova Brasil, criada em 2005, avalia as habilidades em Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática (com foco em resolução de problemas). Os alunos avaliados são estudantes do Ensino Fundamental, de 4ª e 8 ª séries (anos 5 e 9 do Ensino Fundamental de 9 anos) da rede pública de ensino.
Tal tipo de investigação, como já foi dito, é muito importante porque Pernambuco ainda precisa investir bastante na qualidade do ensino, pois os resultados das avaliações ainda não são bons. Os alunos da Rede Estadual obtiveram na Prova Brasil da 4ª série média de 3,5 enquanto que a média nacional foi de 4,3; e os alunos da Rede Municipal de Recife, 3,8. Esses resultados estão abaixo da média nacional, que foi 4,0.
Apesar de existirem muitas escolas na cidade do Recife que ainda não alcançaram um bom resultado nas avaliações de larga escala nacionais (Prova Brasil), já existem algumas que conseguiram atingir uma média mais satisfatória nessas avaliações. A partir dessa constatação, podemos afirmar que há condições de avanços no ensino da leitura e, conseqüentemente, no aprendizado dos educandos.
Considerando a necessidade de entendermos melhor porque os alunos dessas turmas tiveram resultados positivos nessas avaliações, realizamos essa pesquisa com o objetivo de compreender como docentes cujos alunos demonstraram bons resultados na Prova Brasil conduzem o ensino da leitura. Dessa forma, serão enfocados os seguintes objetivos específicos:

? Identificar a freqüência das atividades de leitura em sala.
? Identificar os gêneros textuais utilizados no ensino da leitura
? Analisar quais são os tipos de atividades de leitura realizadas em sala de aula;
? Analisar as atividades, identificando as habilidades de leitura envolvidas, relacionando-as aos descritores da Prova Brasil.

Diante disso, sabendo-se da existência de boas médias alcançadas por algumas instituições, é possível também que outras escolas consigam superar esses níveis, pois há formas de ensino da leitura que facilitam a compreensão dos textos pelos alunos, cabendo aos professores colocá-las em prática.
Para uma melhor apresentação deste projeto de pesquisa, o referencial teórico será organizado em três tópicos: (1) A leitura em uma perspectiva interacionista; (2) A leitura na Prova Brasil; (3) Práticas do ensino da leitura.