RESUMO

O presente trabalho procura discutir o patrimônio de Itaituba, numa abordagem histórica. A preocupação com a reconstrução histórica de Itaituba município localizado no Sudoeste do Pará, através de seu patrimônio público surgiu da necessidade do resgate da memória sobre o patrimônio história local, que faz parte da história do município e que pode ser contado através dos monumentos.
A monografia discute a possibilidade de interpretar a história de Itaituba através de seu patrimônio público, demonstrando, através deles, expressivos acontecimentos sócio-historicos ocorridos nesses locais e uma gama de informações ainda não escritas.
Itaituba vivenciou os mais importantes ciclos econômicos que aconteceram na região Amazônica e, mesmo possuindo mais de um século de vida, a sua história apresenta muitos pontos a serem discutidos e questionados.
Os locais que fizeram parte dessa construção histórica do município foram as praças e os prédios que abrigaram os mais importantes órgãos do município como a Antiga Prefeitura Municipal, e visando a reconstrução dos momentos históricos que ali ocorreram, o registro desses fatos e a contribuição que os mesmos deram para o município no decorrer da pesquisa. O estudo também apresenta uma visão dos moradores locais quanto a essas transformações e a construção da historia local.