POR DAVID DAHIS

Sim, sou filho do meio, com muita honra. Escrevo este ensaio para que todos conheçam o universo do filho do meio, ou dos filhos em geral, com a particularidade de ser o do meio. Para mim o filho do meio nasceu no lugar certo na hora certa, depois do primeiro e antes do ultimo.

Quero colocar desde já que não há nenhum tipo de recalque, ciúmes ou preconceito, amo meus pais e sei que eles amam seus filhos (tenho um irmão três anos mais velho e uma irmã seis anos menor) com todo o amor que os pais tem por seus filhos, porem, assim como os dedos da mão são diferentes, o amor dos pais pelos diferentes filhos não pode ser o mesmo.

 

Vamos ver ainda que existem vários tipos de filhos do meio, e casos onde esta situação se acentua ainda mais. Teremos ainda entrevistas com filhos do meio, anônimos e outros famosos, onde serão contadas as peculiaridades de cada um.

 

A idéia deste livro/ensaio surgiu ao conversar com amigos e familiares e verificar que existiam varias afinidades entre aqueles que também eram filhos do meio. Por exemplo, geralmente o filho do meio é aquele que por ser do meio tenderia a ser o equilíbrio entre os outros irmãos e conseqüentemente ser o responsável pela solução dos pequenos problemas familiares que eventualmente surgem, e muitas vezes dos grandes também.

 

 

TIPOS DE FILHOS DO MEIO

 

.

Há varias combinações em que podemos encontrar o filho do meio:

 

1.Irmão, Irmão e Irmão.

2.Irmã,irmã e irmã.

3.irmão, irmã, e irmão.

4.irmã, irmão e irmã.

5.Irmão, irmão e irmã (um dos casos mais crônicos)

6.Irmã, irmã e irmão (idem o anterior)

7.Irmão irmã e irmã

8.Irmã, irmão e irmão.

 

No primeiro caso (três irmãos) o filho do meio não percebe tanto sua condição, pois e' apenas mais um menino/homem que não traz nenhuma novidade para a família, o mais velho e' a novidade e o menor o caçula, porem quando todos crescem, o filho do meio pode ser facilmente confundido com os outros dois, sendo assim, o caso mais brando identificado. O mesmo se aplica ao caso 2 (três irmãs).

 

O caso 3 (irmão, irmã e irmão) tem algumas particularidades, o filho do meio, ou melhor, a filha do meio, alem de ser a novidade ganha também de "brinde" a responsabilidade de cuidar do filho menor, já que o filho mais velho tem mais o que fazer. Novamente o mesmo se aplica ao caso 4 (irmã, irmão e irmã), com diferença nesse caso que por ser homem o filho do meio acha que e' meio pai das duas irmãs e passa a ser o super protetor da família.

 

O caso 5 e' o mais interessante talvez por ser o meu. Quem esta nessa situação foi realmente abençoado, e digo isso serio, pois somos felizes por ser aquele ponto de equilíbrio, o ying e yang familiar, aquele que todos podem contar em qualquer momento e, por conseguinte alguém a quem todos podem contar literalmente tudo também.

           A posicao dos pais em que um deles e' filho do meio e' tambem especial, por exemplo se meu irmao pedia para que meus pais ficassem com os filhos para que ele pudesse pegar um cineminha a resposta de meu pai era "na lata" Sim ou Nao sem grandes explicacoes. Se eu pedia o mesmo, a resposta era a seguinte: -Nao sei, vou falar com sua mae, acho que viu sair, te digo depois.... Ah mas se fosse minha irma que mora nos EUA, 14 horas de voo, fosse perguntar se podia ficar com as criancas para ela ir ao cineminha com o marido, a resposta com certeza  seria: a que horas voce quer que eu esteja ai?

         Para Ilustrar vou contar um caso recente que aconteceu faz pouco tempo. Falei com meu pai que precisava de um microfone de lapela ja que dei o meu para uma instituicao que ajudo. Resposta correta para o filho do meio: - Se vira, tem um supermercado ai perto e custa 5 reais. De nada adiantou eu falar que ja havia ido la mas nao o tinham a tempos.
     Um mes depois conversando a irma que mora no EUA pelo Skype, reparei que ela estava usando um microfone grande diferente e falei o quanto achei legal aquele microfone, parecia de um piloto de caca!.  Ela me disse que o comprou depois que nosso pai reclamou do som e ainda completou para minha surpresa , que o papai  queria enviar para ela um microfone de lapela que comprou mas o envio custaria mais que o valor do microfone, 5 pratas.  Como se no EUA nao existissem  zilhoes  das mais modernas panafernalias Hightech em microfones.