Antes de debruçarmos no que seja o ecletismo e o sincretismo na visão de Filon de Alexandria, procuremos analisar em linhas gerais o que são essas duas vertentes na qual Filon implantou em seu pensamento.

 O ecletismo seria o procedimento no qual a filosofia se utiliza para tentar unir duas ou mais formas de pensamento sem modificar a sua estrutura original, respeitando assim a ideia de cada um e, sem produzir um novo estilo de pensamento. 

...consiste em escolher, dentre as doutrinas de diferentes filósofos, as teses mais apreciadas, sem se preocupar em demasia com a coerência dessas teses entre si e com sua conexão aos sistemas de origem. (Nicola, Abbagnano; Dicionário de Filosofia, 2007) 

Esse estilo de pensamento foi muito utilizado no período helenístico para reunir os principais pensamentos filosóficos de Platão, Aristóteles, Epicuro e Zenão.

Destarte, o sincretismo é totalmente diferente do ecletismo. Enquanto o ecletismo tenta unir os pensamentos filosóficos sem mudar a estrutura, o sincretismo tenta absorver as partes mais importantes de dois ou mais pensamento para formar um terceiro pensamento, ou seja, é a fusão de elementos diferentes no intuíto de formar um novo elemento. 

...designa-se freqüentemente com essa palavra qualquer conciliação que se considere mal feita ou mesmo os pontos de vista que auspiciem uma conciliação indesejável. Esse termo também foi empregado na história das religiões, para indicar os fenômenos de sobreposição e fusão de crenças de origens diversas. (Nicola, Abbagnano; Dicionário de Filosofia, 2007)

 Podemos ver essas duas vertentes bem claras no pensamento de Filon. Ele que era um dos maiores filósofos judeus helenista que existiu na idade média, tentou interpretar as sagradas escrituras utilizando-se de elementos da filosofia grega, principalmente de Platão da qual foi influenciado. Para Platão no mundo das ideias existe um Ser supremo, criador e ordenador do universo do qual ele o chama Demiurgo que para Filon seria o Deus dos Judeus.

A obra de Filon vibra como todos os ecos; ligado à lei judaica, vendo nos estóicos os melhores dos filósofos, intimo dos cultos dos mistérios, conhecedor de Platão e dos pitagoricos, usando, para comentar a bíblia, um método tal que pudesse inserir nela elementos diversos... (BRÉHIER Comentado em Filon de Alexandria e a tradição filosófica) 

O ecletismo de Filon de Alexandria seria a utilização das formas de pensamento e dos meios de argumentação da filosofia grega no estudo exegético dos textos das sagradas escrituras, ou seja, uma leitura mais filosófica na interpretação das Leis Mosaicas. Ele tenta conciliar a filosofia grega e o judaísmo, no entanto, nessa conciliação não é bem aceita pelos dois lados.

 Um dos desejos de Filon era a universalização do judaísmo, o abri-se as portas para os gentios. O judaísmo, fundamentada na Lei Mosaica, pregava um conceito no qual o povo judeu era o único povo escolhido por Deus e do qual viria a salvação, deste modo, quem não nascesse judeu não teria acesso ao projeto da salvação. Filon afirmava que sim, que os gentios também podiam ingressar-se na Lei Mosaica, ele via no modo de vida dos gentios atitudes condizentes ao que a Lei Mosaica transmitia. Aqui dá pra se notar o sincretismo no pensamento dele. Pois, o intuito de Filon de Alexandria não era homogeneizar os dois pensamentos, mas abri espaço para que os gentios se convertam ao judaísmo. 

O parentesco, no tribunal presidido pela Verdade, não se valia somente pelos laços de sangue, mas pela similaridade da conduta e da busca dos mesmos objetivos, o que é dizer que não é necessário, nem mesmo suficiente, nascer judeu para poder ser considerado como tal aos olhos de Deus, mas apenas o reconhecimento desse Deus como único e existente...(FILON, De virtutibus) 

Só que o judeu tradicional não aceitou essa abertura a uma universalidade, um sincretismo, do judaísmos com o estilo de vida dos gentios. No entanto, quem soube se utilizar do sincretismo com a filosofia grega e com outras formas de vida religiosa foi o cristianismo, no qual, procurou nesses âmbitos de pensamento formas que condissessem com seu sistema dogmático.

 

Cícero Maxciel