O APLICATIVO DALTÔNICO: UMA FERRAMENTA SISTÉMICA DE APOIO A DECISÃO MÉDICA.

 

ADÃO, John Mario Rinaldini ¹,

MARTINS, Marcos Silva ²

 

RESUMO: O daltonismo é uma doença que causa impossibilidade de enxergar algumas cores e suas variações. Ela afeta mais homens do que mulheres por causa de estar ligada ao cromossoma X.  As cores exercem um papel fundamental no desenvolvimento da criança tanto na aprendizagem como emocional. Diagnosticar o quanto mais cedo o daltonismo contribui para que esta criança receba a atenção e os cuidados necessários da parte dos pais e da escola. O aplicativo Daltônico é uma ferramenta sistémica de apoio a decisão médica. Nela é capaz realizar o teste para se descobrir se o paciente é portador ou não da anomalia, como também qual tipo. Respectivamente, o Daltônico é destinado para pessoas comuns para realização de um diagnóstico rápido, prático, simples e grátis; como também, especificamente para profissionais da área oftalmológica.

Palavras Chave: Daltonismo, Aplicativo, Saúde, Medicina, Oftalmologia.

ABSTRACT: Color blindness is a disease that makes it impossible to see some colors and their variations. It affects more men than women because it is linked to the X chromosome. Colors play a key role in the development of the child in both learning and emotional. Diagnose the earlier color blindness helps this child receive the attention and care needed from the parents and the school. The Daltonic application is a systemic tool for medical decision support. It is able to perform the test to find out whether or not the patient has an anomaly, as well as which type. Respectively, the Daltonic is intended for ordinary people to perform a quick, practical, simple and free diagnosis; as well as specifically for professionals in the field of ophthalmology.

Keywords: Colorblind, Application, Health, Medicine, Ophthalmology.

  1. INTRODUÇÃO

As cores sempre tiveram um papel fundamental na vida humana. Elas aparecem desde início da pré-história nas pinturas rupestres. E estão presentes até o dia de hoje em tudo em nossa volta (IMPÈRIO RETRÔ, WEBSITE). O mundo natural em si já apresenta uma diversidade incalculável de cores e tonalidades. E o homem, por sua vez, sendo o protagonista da sua própria história, também criou para si uma variedade imensa de novas cores. Talvez tentando contar a sua história ele acabou criando novas cores a partir de misturas de cores básicas (PETRIN, N.).

A relação da vida humana com as cores é mais antiga que a escrita, porque o homem começou contando a sua história primeiramente pintando (+- 40.000 a.C). Só bem mais tarde quando ocorreu a descoberta da escrita que a história passou contada com palavras (+- 6.000 a.C.) (HISTÓRIA DE TUDO, WEBSITE). Assim observamos que as cores sempre desempenharam um papel fundamental na história e que elas estão ligadas a todas as áreas da vida humana.

Assim diferentes áreas de conhecimento e profissões utilizam as cores. Na pedagogia as cores são muito utilizadas principalmente em crianças em idade pré-escolar. Porque elas ajudam de forma cognitiva no desenvolvimento emocional e intelectual (LEARNCAFÉ, WEBSITE).

Entre muitas barreiras que uma criança pode enfrentar o daltonismo pode ser uma delas. O daltonismo, em resumo, é caracterizado pela redução ou por não ter a capacidade de diferenciar certas cores e suas variações (DALTONICO, WEBSITE). Então pelo fato de a criança não conseguir enxergar todas as cores o seu desenvolvimento pode não acontecer no mesmo ritmo de outras crianças não portadoras da patologia.

Daltonismo que também é chamada de: Discromatopsia é considerada uma doença muito comum. Estáticas apontam que mundialmente:

“... 8,5% da população masculina mundial apresentam deficiência na percepção de cores. Para mulheres este número fica perto de 0,5% devido a fatores hereditários” (DALTÔNICO, WEBSITE).

Enquanto que no Brasil estima-se que por ano pelo 2 milhões de pessoas nasçam ou descobre ser portadoras desta patologia (HOSPITAL ISRAELITA A. EINSTEIN).

A área da saúde tem conseguidos inúmeros avanços com o advento da informática e de muitas outras tecnologias. Permitindo assim um diagnóstico mais preciso e muito mais rápido. Na oftalmologia novas descobertas revolucionaram essa especialidade da medicina. E novos sistemas de informação e conhecimentos, popularmente chamados de SADM, tem auxiliado os médicos nesse sentido.