Nota sobre a geografia do Programa Bolsa Família

Rogério Vianna, 6/2016, [email protected], www.incio.com.br

                Existem muitos estudos, a maioria de natureza acadêmica, sobre o PBF (ex: IPEA). E os jornais com frequencia publicam alguma coisa sobre o assunto (mas a maioria a partir de fatos específicos e com base em releases de órgãos do Governo). Mas não é fácil ao cidadão comum, ou mesmo o pesquisador iniciante, achar os dados que lhes interessam, analisar o assunto e chegar as suas próprias conclusões.

                Fizemos então para nosso uso próprio, mas disponibilizado ao público, um pequeno sistema de visualização,  geográfica, de dados do PBF. Está em nosso site: www.inicio.com.br/default.asp?bf2015=1.

                Seu objetivo é esse: permitir que o PBF possa ser visualizado em mapas geográficos (Google Maps) a nível municipal (não existem dados mais granulados), cada município caracterizado com uma série de dados básicos, obtidos do programa e de outros órgãos do Governo (ex: IBGE). O sistema permite filtragens diversas, com as quais se pode selecionar abrangência geográfica, faixas de beneficiários, população dos municípios, etc.