LOJA VIRTUAL
 
Lojas Virtuais são sites que permitem a comercialização de produtos ou serviços através da internet como seu canal de negociação, com o objetivo de vender de produtos e serviços à clientes online.
Esses sites de e-commerce oferecem a descrição dos itens, geralmente com fotos, formas de pagamento e condições de envio,  possibilitando que os clientes façam a visualização e a escolha de produtos, lançando-os em um carrinho de compras, onde a confirmação da compra e pagamento são efetuados em um processo totalmente online.
 
PORQUE TER UMA LOJA VIRTUAL?
 
Segundo pesquisas, o Brasil é o 3° país onde mais se faz compras através da internet e conta com mais de 30 milhões de clientes que procuram produtos dos mais diversos setores como: informática, eletrônica e eletrodomésticos. Isto resulta em um faturamento de mais de R$ 23 bilhões/ano.
Sabendo aproveitar esse crescimento do comércio eletrônico no Brasil é certeza de fechamento de grandes negócios.
 
VANTAGENS DE TER UMALOJA VIRTUAL:
 
- Investimento inicial mais baixo: Conseguir um bom ponto para montar uma loja física, é trabalhoso e requer, em alguns casos, grande investimento.
- Disponível 24 horas: Com uma loja virtual a sua empresa estará disponível ao consumidor 24 horas por dia, permitindo que o seu cliente conheça os seus produtos sem sair de casa, em qualquer horário ou dia da semana.
- Menor custo para manutenção: As lojas virtuais possuem baixo custo em infraestrutura, porque de acordo com os produtos que serão comercializados, não requer grande investimento para gerenciar a loja.
- Maior alcance de consumidores: Com a loja virtual, a sua empresa estará acessível para qualquer pessoa, de qualquer lugar do planeta, que pode vir a ser seu cliente, além de recomendá-lo aos seus contatos.
- Comodidade: As pessoas buscam mais praticidade na hora de fazer as suas compras. A comodidade de comprar, pagar e receber sem sair de casa é muito vantajosa se comparada à ida até o estabelecimento.
- Acesso a qualquer momento por meio de smartphones ou outros aparelhos com conexão à internet.
- Facilidade nas pesquisas comparativas.
- Prazo de desenvolvimento rápido.
- É indicada para pequenos e médios negócios.
- Suporte garantido.
- Preocupação somente com as vendas, não com a ferramenta.

DESVANTAGENS DE TER UMA LOJA VIRTUAL:
 
- Vulnerabilidade de hackers para dados de cartões e senhas bancários.
- Compras incorretas em razão da falta de padronização do tamanho de roupas, de calçados e outros itens do vestuário.
- Possíveis atrasos ou danificação do produto durante a entrega.
- Ficar preso a uma empresa.
- Falta de flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout.