O  Filme Gattaca se passa num  futuro muito próximo o qual os seres humanos são escolhido geneticamente em laboratórios, e as pessoas concebidas biologicamente sãp consideradas inválidas, não podendo contar com o carinho dos pais, pois os filhos perefeitos são feitos em laboratório.

Gattaca nostra uma sociedade em que o Estado não tem controle sobre a visão social da qualidade genética e em que tal manipulação genética criou novas espécies de castas, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular sua cor de pele, seus olhos, sua altura, que doenças os seus filhos vão ter, e qual será sua profissão, passam a controlar a vida de seus filhos criados geneticamente.

A luta de Vicent Freeman uma pessoa que aparentemente se parece normal mais após dois seguntos de seus nascimento a médica diz que ele não terá muito muitos anos de vida e que não poderá fazer muitas coisas afinal ele será um invalido não terá nem uma chance na sociedade com essa noticia a família ficou acreditando que seu filho é mesmo um invalido, e com o tempo o proprio Vicent Freeman, que crese sabendo que não servira para nada afinal os seus genes são considerados ruins perante a todos.

Ms não é bem assim nós podemos mudar a nossa vida se quisermos. Na verdade muitos dos obstáculos que nos surgem são na verdade desafios, lições de vida que temos que vencer e compreender para podermos evoluir, para nos podermos tornar melhores.

Nós somos aquilo que acreditamos que somos o que acreditamos agora é aquilo em que nos tornamos amanhã, por isso o primeiro passo é reconhecer, primeiro, e acreditar, depois, no nosso verdadeiro potencial. Aquilo que formos capazes de sonhar, também somos capazes de concretizar. O nosso sonho não é mais do que uma semente, desejosa de germinar e de florir na nossa vida. Tudo está ao nosso alcance, se realmente o quisermos alcançar. Temos que compreender aquilo que realmente somos indivíduos capazes de enfrentar quaisquer desafios que a vida nos coloque, e capazes de lutar por aquilo que realmente desejamos. Pensamentos negativos, pessimistas ou derrotistas não são necessários, aliás, são esses pensamentos que muitas vezes nos impedem de alcançar os nossos objetivos ("não consigo", "não mereço", “não posso”, “ não sou capaz”...). Não devemos ser egoístas, não podemos esquecer que os outros têm tanto direito a alcançar os seus objetivos quanto nós, mas não podemos ficar de braços cruzados à espera que a vida nos traga milagrosamente o que desejamos. Temos que nos tornar independentes e lutar pelos nossos objetivos. Se queremos um milagre, então temos que nos tornar nós próprios esse milagre.

No filme Gattaca Vicent Freeman conseguiu lutar pelos seus sonhos e alcançar seus objetivos.

E é assim que devemos pensar que nada nem ninguém nos poderão tirar essa felicidade que conquistamos, porque ela não depende de nada nem ninguém senão de nós próprios.