ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA APRENDIZAGEM

CARDOSO, Aleciana Cesconetto1
GOMES, Sirlei Ferreira de Lima 2

O presente estudo visa analisar as estratégias pedagógicas que os professores adotam com os alunos do Ensino Médio para facilitar a aprendizagem dos mesmos, no decorrer do ano letivo. Pois, a realização deste se justifica no intuito de identificar quais as habilidades que os supervisores e os educadores podem juntos proporcionar para melhorar as condições e possibilidades de ensino-aprendizagem dos educandos. A metodologia seguiu os seguintes passos: o método utilizado foi o indutivo, através de estudos bibliográficos, para a observação dos fatos na escola. Utilizou-se o procedimento de estudo de caso. Tendo como objeto de análise, as estratégias pedagógicas da aprendizagem com os alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual do município de Ouro Preto do Oeste/RO. As técnicas foram entrevistas diretas intensivas e extensivas. Fez-se a observação da realidade e entrevista estruturada com a equipe gestora e professores. E questionários fechados com os alunos do Ensino Médio. Constatou-se que a equipe gestora e professores, não elaboram plano de estratégias para sanar as dificuldades dos alunos com problemas na aprendizagem. Mas medidas de conscientização, pois argumentam que os alunos com notas abaixo da média estão no grupo considerado da "bagunça". O resultado da pesquisa com os alunos evidencia que os professores, quando solicitados, os auxiliam. No que se refere às metodologias, verifica-se que os alunos esperam mais dos professores, afirmam que as aulas são sempre iguais, sem inovações. Percebe-se que há um bom relacionamento intrapessoal entre a equipe gestora, educadores e educandos. Entretanto, no âmbito das estratégias pedagógicas da aprendizagem, o trabalho do professor é individualizado. De acordo com relatos obtidos, nota-se que existe uma barreira entre os professores e a equipe gestora, pois, mesmo o professor precisando da intervenção da equipe, no que se refere às estratégias pedagógicas, não a buscam. E a equipe gestora, por sua vez, não encontra meios propícios para desfazer os mitos que existem em torno, do trabalho da supervisão, que entre as funções por ela exercidas há ainda professores que deturpam a função desse profissional. Sabemos da sua importância na engrenagem da escola. O supervisor tem como funções ser mediador da prática pedagógica, esta é uma tarefa que exige muito conhecimento, planejamento, praticidade, visão do que se espera do resultado do processo ensino-aprendizagem dos educandos que passam pela escola.

Palavras-chave: Estratégia. Aprendizagem. Aluno.

_____________________________
1 Autora do Artigo Científico, formada com licenciatura em pedagogia pelo CEULJI/ULBRA e Pós-Graduada em Metodologia e Didática no Ensino Superior.

2 Orientadora do Artigo Científico, Mestre em Educação pela UFMS/MS,professora do quadro de servidores do Estado de RO, professora e Pesquisadora da UNESC/RO.