Entressafra, Safra ou Safrinha?

O que é entressafra? E safra? E safrinha? Este texto é uma tentativa de esclarecer esses conceitos para os alunos de ensino médio e demais interessados.

Normalmente, a produção agrícola ocorre ao longo de um ano que não necessariamente coincide com o início em janeiro e fim em dezembro. Para os agricultores, dependendo da cultura que eles plantam, o ano pode se iniciar em qualquer mês do ano e não obrigatoriamente em janeiro como estamos acostumados no nosso dia-a-dia. Esse ano dos agricultores que pode ou não coincidir com o nosso, é denominado ano agrícola e é definido pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento de uma determinada cultura que se deseja plantar em um determinado local. Geralmente, ele se inicia na estação chuvosa para que as plantas possam ter água disponível no solo para vegetarem.

Muitas vezes, culturas anuais de ciclo curto se desenvolvem vigorosamente apenas em uma parte do ano devido às já referidas condições climáticas. Desse modo, após a época de serem colhidas, ou seja, a época da safra, o solo permanece em descanso ou, usando um termo técnico, ele permanece em pousio até que condições climáticas favoráveis se estabeleçam novamente para que a cultura possa ser plantada mais uma vez. O período que contempla o fim da colheita (pós-colheita) até o início do novo plantio recebe o nome de entressafra.

Durante a entressafra, o solo fica sem atividade agrícola, o que faz com que alguns agricultores plantem algumas culturas anuais de ciclo curto que consigam desenvolver-se nesse período com as condições climáticas menos favoráveis à cultura principal. Assim, o agricultor consegue cultivar a terra plantando outra cultura o que traz uma renda extra a ele por meio da comercialização dessa cultura plantada nas entressafras. Essa safra obtida dessa cultura recebe o nome de safrinha e, como mencionado, é uma boa opção para o agricultor obter mais recursos financeiros para a sua sobrevivência. Vale colocar que para a obtenção da safrinha, alguns agricultores tentam antecipar a época de plantio da cultura principal de modo que a colheita, em função disso, também seja adiantada. Com isso, no fim do período de safra ele já colheu a cultura principal e, muitas vezes, realiza o plantio novamente de forma a se aproveitar das condições climáticas ainda favoráveis do fim da safra e, assim, ele obtém renda extra como já mencionado.

No nosso cotidiano, é comum os preços dos produtos agrícolas variarem em função do período de safra e entressafra. Como durante a safra de uma fruta, por exemplo, a oferta dessa é maior no mercado, geralmente, seu preço sofre queda. De forma contrária, durante a entressafra, os preços sofrem elevação devido ao fato de haver menor oferta nessa época do ano. Nesse sentido, quando chuvas fortes atingem regiões com o predomínio de plantações de hortaliças (tomate, alface, etc...), geralmente, espera-se um aumento nos preços das mesmas devido à perda do plantio que se perde por causa das chuvas fortes.


Figura 1. Safra do milho. Geralmente no período de safra, os preços sofrem redução por causa da maior oferta do produto agrícola no mercado.

Fonte da foto: http://www.iapar.br/arquivos

Com o exposto, espera-se que fiquem claros os conceitos de safra, entressafra e safrinha.