Todos nós tentamos manter nossas decisões. Alguns de nós somos melhores nisso do que outros.  O nosso foco em resoluções geralmente é de quebrar maus hábitos (desistir tabagismo); alguns em criar bons hábitos (exercício físico regular).  Especialistas concordam que há algumas maneiras de manter as nossas resoluções.  Aqui estão algumas dicas para fazer isso.

 

1. Tenha decisões específicas. Por exemplo, em vez dizer vou emagrecer,  diga que irá perder 5 quilos nas próximas 6 semanas.

 

2. Suas decisões devem ser mensuráveis e observáveis para os outros.  Por exemplo, em vez de dizer a minha empresa será mais rentável em 2009, diga que vai aumentar a minha receita de 5% este ano.

 

3. Seus objetivos devem ser atingidos. Você fatalmente falhará se criar soluções irreais. Por exemplo: ao invés de dizer que jamais irá ficará novamente bravo com seu pessoal, diga se eu ficar chateado com o meu pessoal, vou contar até dez antes de dizer ou fazer qualquer coisa.

 

4. Experimente algo novo, seja criativo, quebre antigos padrões, tente algo que você sempre quis fazer: pilotar um avião, fazer ioga, ler um livro sobre um lugar que você sempre quis visitar, correr uma maratona, fazer trabalho voluntário, etc.

 

5. Cada resolução deve ter um tempo. Se você estiver indo para limpar a desordem em seu escritório, defina uma data para a conclusão. Se você vai levar todos a sua equipe de gestão para almoçar e compreenderem os seus interesses e idéias de maneira mais completa, para realizar este plano, estipule uma data como, por exemplo, até 30 de julho, por exemplo.

 

Agora que você tem algumas dicas para manter suas resoluções, que eu gostaria de fazer algumas recomendações para a sua empresa familiar. 

 

Vários anos de experiência e Investigação indicam que os seguintes itens estão relacionados à família e ao sucesso empresarial:

 

1. Criar um plano de sucessão: Primeiro, envolva as crianças, enquanto elas ainda são crianças.  Fale sobre o negócio com eles; deixe-os ajudarem no que puderem. Lembre-os que eles podem fazer parte do negócio, desde que desejem, mas que eles estão livres para escolherem suas carreiras.

Articule a sua família para uma visão do futuro, a fim de determinar que tipo de líder que você precisa para chegar lá.

 

2. Desenvolver uma equipe eficaz para o Conselho de Administração: com a finalidade de ter membros do conselho mais qualificados. Para isso, primeiro  defina os critérios para a diretoria.  Uma vez que os critérios estão em vigor, o conselho e seus diretores têm a responsabilidade de eliminar todos aqueles que não cumprem os critérios.

 

3. Criar um Planejamento Estratégico: um planejamento estratégico é criar um plano de ações.  É diferente de "visão" que é um futuro imaginado, uma esperança de como as coisas podem ser da mais longe no futuro, 10/20 anos, a partir de agora.  Um plano estratégico descreve como você pode chegar lá.  É sobre a tomada de decisões no presente para o futuro e envolve geralmente de 3 a 5 anos.  Ele não deve ser somente escrito, deve ser vivido.

 

Um planejamento estratégico deve incluir:

           Onde estamos indo?  Quais são as nossas metas?

           Como vamos chegar?

           Quem é responsável por quê?

           Quais são as linhas de tempo?

           Quando e como é que vamos avaliar os nossos progressos ou a falta dela?

           O que faremos se o inesperado acontece?

 

4. Desenvolver uma Política de Contratação de membros da Família: Um dos documentos mais importantes que uma empresa familiar pode ter em vigor é uma política de contratação de familiares e de empregos. Consagra o negócio como uma empresa profissional e não como um abrigo para os familiares que necessitam de emprego. Este envia uma mensagem muito forte e positiva para os empregados não-familiares, gerentes e executivos.  Isso impede que futuras dores de cabeça e alma, quando primo fulano vem à procura de um emprego para si próprio ou a sua filha, só porque eles são familiares. O processo envolve a criação e ratificação da política do Conselho de Família que, então, vai para o conselho de administração para o seu selo de aprovação e, em seguida, seja tornada pública como uma política da empresa e refletem os valores da família.

 

5.  Formar um Conselho Família: O funcionamento de um conselho de família é como um fórum de discussão, planejamento, tomada de decisão e a criação de acordos e políticas para a família e sua relação com o negócio. Sinceridade e transparência são requisitos para que o Conselho seja bem sucedido.  Onde:

 

Os fins são globalizados: Entre outras coisas, é um lugar para aprender a comunicar de forma eficaz a fim de chegar a acordos.  É um local para verificar hipóteses, as expectativas, a compreensão de cada um dos membros e até de nós mesmos. Deve ser um lugar onde as gerações mais jovens podem aprender sobre o negócio e seu significado para a família. A composição, a periodicidade das reuniões, agenda de planejamento, o objetivo e metas, regras fundamentais, as necessidades da família, e processos de tomada de decisão estão entre as questões que são discutidas em primeiro lugar no conselho. Este compartilhada e estruturada, formalizada experiência e pode levar à formação de consensos, o planejamento eficaz, as ações coletivas, bem como a melhoria das comunicações.

 

As Funções típicas de um conselho familiar são:

           Organizar os membros em um fórum que tenha algumas áreas de foco e de tomada de decisão limitados à autoridade.

           Decide sobre a relação da família com o negócio, centrando a comunicação entre os membros da família.

           Um acionista reúne as partes interessadas, de modo que a sua adesão pode ser maior do que o grupo de acionistas se a família assim o desejar.

           Não é terapia, mas em vez disso oferece um fórum de discussão e comunicação aberta, lidando com questões familiares, a fim de informar as decisões tomadas ou decidir as futuras.

           Promove a harmonia familiar e a cooperação.

           Aproxima de forma saudável as fronteiras entre a família e o negócio.

           É educativo, informativo e divertido, educa os familiares sobre os seus direitos, responsabilidades e privilégios, bem como sobre as estratégias empresariais, riscos e realizações.

           Pode incluir sessões educacionais por peritos, sobre temas tais como planejamento imobiliário, contratos, dinâmica familiar, e de propriedade, etc.

           Estabelece procedimentos para a partilha de informação, gestão de conflitos, e tomada de decisões sobre questões fundamentais.

Os temas típicos tratados pelos Conselhos de Família são:

           Família e emprego;

           Resolução de litígios / conflitos orientações de gestão;

           Política em matéria de acordos pré-nupcial (principalmente como estes podem dizer respeito ao negócio);

           Acordos de acionistas;

           Plano de sucessão / processo;

           Uso de férias familiares;

           Distribuição das regalias na empresa;

           História do negócio, notícias, os sonhos do fundador;

           As necessidades financeiras e os planos da Família;

           Condições em que a empresa poderia ser vendida;

           Visão da Família e metas para a mesma em relação ao negócio;

 

Formato:

 

Dependendo do trabalho a ser feito, o Conselho de Família reúne-se trimestralmente, ou semestralmente, conforme a necessidade. No início do seu desenvolvimento,  existem muitas questões a serem resolvidas e o Conselho pode se reuni mensalmente.