Currículo e Projeto Político Pedagógico.


Durante este estudo buscaremos explanar nossa compreensão sobre currículo e projeto político pedagógico. No desenvolvimento deste trabalho procuraremos demonstrar o que fora entendido sobre estes dois objetos de estudo, além de demonstrar qual a função que estes assumem dentro da escola e como estes atuam no processo de ensino-aprendizagem. Concluindo o referido trabalho, apresentaremos um agendamento para a formulação/construção de um projeto político pedagógico escolar, evidenciando quem são os sujeitos, os procedimentos e os instrumentos que fazem parte dos processos de análise da situação escolar e de discussão da situação escolar, tomada de decisão e definição de prioridades e metas para o trabalho escolar.
Inicialmente quando se fala de currículo é primordial entender que não existe apenas uma concepção para este termo, ao tomar o currículo como objeto de estudo foi interessante perceber a sua materialização na intenção da escola, como esta organiza o processo de ensino-aprendizagem, como se dá a relação existente entre professor e aluno e como este é capaz de acompanhar as mudanças que ocorrem dentro da unidade escolar. Santiago nos apresenta uma contribuição importante quando ela nos faz perceber que o importante é estar atendo ao "efeito do currículo ? o que ele causa, o que ele diz, o que ele é capaz de fazer"(2006,p.75). É por entender essa afirmação que percebemos a capacidade renovadora do currículo e reconhecemos que este deverá ser desenvolvido a partir das experiências vividas pelos sujeitos envolvidos no processo educacional.
Santiago ao apresentar o currículo numa perspectiva Freireana, nos fez entender que o sujeito, a existência e o conhecimento são seus pontos principais. Nesta abordagem é ratificado que o sujeito não surge apenas como um recebedor de conhecimentos, ele surge como um ser capaz de construir conhecimentos, deixando de aparecer como um ser passivo, mas mostrando-se como um sujeito ativo, este capaz de elaborar conhecimentos através de sua existência. É nesta atuação que o sujeito surge como um ser curioso, crítico e criativo.
Outro fato relevante percebido dentro desse estudo é enxergar que esta questão de currículo não está relacionada apenas a equipe gestora de uma escola, foi interessante perceber que este é plural, pois toma forma na atuação de todos que formam a escola e que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, além de ser capaz de deixar claro qual a intenção e quais são os verdadeiros desejos de determinada instituição escolar. Através de nossos estudos podemos perceber que o currículo é muito mais que uma mera relação de conteúdos a serem trabalhados dentro da escola, é por meio deste que a escola mostra quais são as suas intenções para o processo de ensino-aprendizagem e como este tem o poder de atuar dentro da organização da escola, determinando seu caráter político, pedagógico e organizacional.
Dentro destes estudos sobre currículo fora de grande importância perceber a importância e a função de uma de suas peças: o Projeto Político Pedagógico.
O PPP é uma das formas de se materializar o currículo, pois é uma forma de organização do trabalho pedagógico, que visa o melhoramento da qualidade de ensino, organização esta que vai do relacionamento existente entre docente e discente até a relação entre escola e comunidade.
Outro fator que merece ser ressaltado quando nos referimos ao projeto político pedagógico escolar é o quanto este pode favorecer uma atuação democrática da escola, pois este é capaz de dar voz àqueles que normalmente não estão inseridos no processo de organização escolar. É durante sua aplicação que docentes, representantes dos discentes e da comunidade externa podem ajudar a escolar a se organizar de forma mais adequada para atender as necessidades de seus discentes e da comunidade na qual está inserida. É através deste que a escola se propõe a aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma mais efetiva, crítica e adequada a sua situação. É nesta concepção que a escola é percebida como uma instituição social, inserida na sociedade, e aberta para atender as necessidades desta sociedade.
Durante nosso estudo foi interessante perceber que é através do projeto político pedagógico que os educadores, os funcionários, os discentes e pais demonstram o tipo de escola que desejam; é através dele que se demonstram os fins a serem alcançados pela escola; é por meio deste, que a escola demonstra que tipo de cidadão ela quer formar; é através do PPP que se avaliam as condições para viabilizar a escola ideal com a definição de etapas e meios para torná-la realidade.
Concluindo afirmamos que é de suma importância perceber a importância de uma unidade escolar conhecer bem quais são os seus objetivos educacionais e formalizadores, pois desta forma ela poderá atuar de forma mais significativa na formação de seus discentes e na sua relação com a sociedade. Durante esta nossa abordagem procuramos demonstrar como o currículo e o projeto político pedagógico pode favorecer essa atuação da instituição de ensino, como eles podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem ocorrido dentro da escola, pois são capazes de atuar significativamente em seu modo de organização.

Agendamento para a formulação/construção do PPP.

1ª fase ? Análise da realidade ou análise da situação escolar.
? Sujeitos ? Gestão, coordenação e secretaria;
? Procedimentos ? Coleta de dados buscando perceber a real situação do ambiente escolar. Coletaremos informações sobre o corpo docente, corpo discente, funcionários, pais e/ou responsáveis. Neste momento também recolheremos dados sobre o aproveitamento dos educandos e educadores dentro do processo de ensino-aprendizagem;
? Instrumentos ? Elaboração de relatórios capazes de nos demonstrar os dados requeridos (relatórios da coordenação demonstrando o desempenho de alunos/professores no processo de ensino-aprendizagem e relatórios de secretaria repassando os dados solicitados sobre os discentes, docentes, funcionários e pais/responsáveis).

2ª fase ? Discussão da situação escolar, tomada de decisão e definição de prioridades e metas para o trabalho escolar.
? Sujeitos ? Gestão, coordenação, secretaria, professores, representantes do corpo discente e da comunidade externa;
? Procedimentos ? Seminário com o objetivo de apresentar os dados coletados durante o processo de análise da situação escolar; Reunião objetivando definir as metas, prioridades e ações que serão buscadas durante o ano letivo.
? Instrumentos ? Para o momento do seminário elaboraremos gráficos, buscando assim demonstrar mais claramente os dados coletados. Estes capazes de demonstrar a situação, os avanços e os recuos encontrados no ambiente escolar. No momento da reunião, os instrumentos utilizados serão atas e relatórios, estes capazes de registrar as propostas decididas na reunião, propostas estas que visam amenizar as questões levantadas na análise feita.





Referências


VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

SANTIAGO, Eliete. O Projeto Político da Escola como instrumento da gestão democrática. In: Políticas e Gestão da Educação Básica. Organizadoras: Laêda Bezerra Machado, Eliete Santiago. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

_____________. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: Formação de professores e práticas pedagógicas. Organizadores: José Batista Neto, Eliete Santiago. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2006.