Como usar Skype

Com a impressionante marca de mais de 80 milhões de usuários simultâneos online, o Skype já está mais do que consolidado como um dos principais programas para conversas via vídeo, áudio ou texto. Desde 2003, quando foi lançado, o software que hoje é propriedade da Microsoft, adquiriu cada vez mais funcionalidades. Para facilitar sua vida, fizemos este artigo explicando tudo o que você precisa saber para usar o Skype corretamente.

Logo no primeiro contato com o programa, o usuário rapidamente se acostuma ao seu visual clean. A interface é simples e de fácil assimilação. Na janela da esquerda, ficam as abas com Portal Skype, Contatos e Histórico de conversas. À direita, uma lista com todos os contatos que você já adicionou. Assim como na maioria dos serviços de troca de mensagens, cabe ao usuário decidir se aceita ou não ser adicionado à lista do outro.

Fazendo uma ligação

Há duas maneiras de você fazer uma chamada: pode ser através do Skype para um número de telefone real (inclusive interurbano) ou ainda ligando para outro contato que também deve estar online no Skype. No caso da ligação para números reais de telefone, você deve possuir créditos, igualmente quando faz chamadas via celular ou telefone fixo. Já as chamadas realizadas de Skype para Skype são gratuitas.

Inserindo créditos em skype

skype

O primeiro passo para fazer ligações é inserir créditos. Você pode fazer isso através do site oficial do programa em: www.skype.com. Clique em Rates (Taxas). Em seguida, vá até o link “buy Skype Credit”, que estará localizado no canto inferior direito. Então você pode escolher entre R$ 25,00 e R$ 75,00 de créditos.

Mas, você deve estar se perguntando: por que fazer isso via Skype se posso fazer através de celular ou telefone fixo. Além da facilidade em fazer uma ligação diretamente do seu computador, as chamadas via Skype costumam ser bem mais baratas do que via telefonia comum, principalmente em se tratando de interurbanos os ligações internacionais.

Chamada para telefones reais

inserir creditos skype

Se você já possui créditos, basta clicar no ícone do teclado de telefone localizado ao lado do campo de busca. Assim que o teclado abrir, digite o número de telefone com o DDD (mesmo se for para a mesma cidade em que você mora) e a chamada será iniciada normalmente.

Chamada para Skype

Caso a ideia seja economizar, você pode ligar para alguém que está online no Skype. Essas ligações podem ser realizadas utilizando múltiplas plataformas pela Internet (do PC para o celular, por exemplo, com o app do programa). Na sua lista de contatos, descubra se seu interlocutor está online, em seguida, sobre o nome do contato, clique em Ligar.

Chamada skype em vídeo

chamada video skype

Uma das características mais interessantes do Skype é fazer chamadas em vídeo, conversando em tempo real com o seu amigo, familiar ou colega de trabalho. Ao passar o mouse sobre o nome do contato, já é possível descobrir se o interlocutor possui câmera de vídeo. Caso a resposta seja afirmativa, clique em Vídeo-chamada para iniciar a conversa.

Conversa em texto (chat)

Além das opções de conversa em áudio e vídeo, também é possível se comunicar com seus amigos igualmente ao chat do Facebook ou Whatsapp, por exemplo. Basta dar um duplo clique sobre o nome do contato e digitar normalmente. Se a pessoa estiver ausente, ela vai receber a mensagem assim que logar novamente no serviço.

Baixar Skype gratis em português.