COLCHA DE RETALHOS: A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

FERNANDES, Lucirene Franz Ferrari 1
KOTTEL, Annemaria 2

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão acerca da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, no que diz respeito a relação entre o corpo docente de sala de aula comum e professor no atendimento educacional especializado da sala de recursos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Freitas Filho em Sapucaia do Sul. A partir disso, abordaremos a interdisciplinaridade no contexto de educação inclusiva, em alusão à "Colcha de Retalhos" um processo de união e troca de saberes, objetivando a busca pela excelência no ensino do aluno surdo através dessa parceria entre o corpo docente. Sendo assim, analisou-se a importância da interdisciplinaridade entre professor regente e professores da sala de recurso e de que maneira pode-se promover e sensibilizar os atores envolvidos nesse processo para a prática interdisciplinar e quais os benefícios são identificados no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo através da troca de saberes entre os profissionais. Palavras chave: Educação. Surdez. Interdisciplinaridade.

1 INTRODUÇÃO

O processo de ensino- aprendizagem do sujeito surdo tem sido um desafio cada vez mais presente nas escolas, ainda mais as quais trabalham no contexto de inclusão desse aluno surdo em classes mistas, ou seja, onde também há também alunos ouvintes. Partindo dessa premissa, justifica-se a importância da reflexão dessa problemática e de que maneira o trabalho interdisciplinar pode contribuir para que se tenha êxito no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo. A problemática se deu a partir da observação da metodologia e postura adotada pelos profissionais do Atendimento Educacional Especializado e professores da Escola Municipal João Freitas Filho em Sapucaia do Sul, que fazem parte da rede de atendimento ao aluno surdo, demandando assim a reflexão acerca da interdisciplinaridade. De maneira a contemplar a proposta deste artigo, anteriormente exposto no tema, o capítulo 2 abordará a interdisciplinaridade no contexto de educação inclusiva e o sujeito surdo no viés da "colcha de retalhos". Já no capítulo 3 discorrerá sobre o professor de sala de recurso x professor de sala comum: a parceria e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo. O capítulo 4 refletirá sobre as estratégias que podem ser utilizadas afim de que se promova a interdisciplinaridade, objetivando a qualidade no atendimento e educação como um todo do aluno surdo inserido no ambiente escolar.

Revisado por Editor do Webartigos.com