O coaching é uma metodologia que através de técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências, desenvolve e aprimora competências e capacidades. Esses instrumentos usados são derivados da: Psicologia, Neurociências, Sociologia, Administração de Empresas, entre outras.

O Coaching de Liderança auxilia o líder na gestão de pessoas e na forma de conduzi-las, para que o gestor possa alcançar seus objetivos, com êxito, alcançando assim resultados verdadeiramente extraordinários. Com o foco no resultado, através do desenvolvimento das pessoas, esta liderança passa a ser um referencial para seus liderados.

Esse líder deve ter algumas características essenciais, como: comunicação assertiva, saber ouvir na essência, domínio dos conhecimentos técnicos, inteligência social e emocional, determinação, flexibilidade, visão sistêmica. Deve ainda desenvolver a capacidade de dar feedbacks assertivos, afim de que seus profissionais possam entender quais são os pontos positivos e os pontos de melhoria, de forma a evidenciar uma ação positiva ou a evitar repetição de erros.

Antes mesmo de ser esse grande líder você deve saber gerir sua própria carreira para assim conseguir ajudar seus liderados na dele.

Mas como fazer minha gestão de carreira?

Primeiramente, você deverá se decidir por uma carreira e existem algumas âncoras que podem te ajudar com isso. Essas foram criadas por Edgar Schein e servem para auxiliar na tomada de decisões.

As âncoras de carreira são estímulos que motiva cada pessoa a realização de seu trabalho. Entre elas destacamos: a possibilidade de desenvolver competências técnicas, funcionais e administrativas, ter autonomia e independência para executar seu trabalho, segurança e estabilidade financeira e emocional.

Destaco ainda a possibilidade de inovar, de fazer de sua profissão um meio de dedicar-se a uma causa, pelo desafio puramente ou pela correspondência com o estilo de vida que deseja ter. Assim, tanto para que o líder compreenda suas motivações, entender o que são âncoras de carreira o ajuda saber também de que forma seus liderados motivam-se para o trabalho.