BRINQUEDOTECA
"RECURSOS DIDÁTICOS LÚDICOS PARA AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA ESTRAGEIRA E LÍNGUA PORTUGUESA"

APRESENTAÇÃO

A importância de uma educação mais abrangente faz com que procuremos novas saídas para suprir as carências encontradas nas instituições de ensino. Assim, a maior luta atual é por um ensino mais humano, voltado para o real interesse dos alunos, tornando-os agentes do processo educacional.

Nesse contexto, propõem-se através desse trabalho atividades e jogos criativos, como uma das saídas viáveis para maior integração entre o ensino e a aprendizagem das línguas portuguesa e inglesa.

A utilização de atividades lúdicas tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de pensamento lógico, de compreensão, de formação de uma gramática interna que propicia ao aprendiz a capacidade de fluência no idioma. Este processo contribui com a consolidação da desenvoltura comunicativa, o uso fluente da língua que está sendo estudada em situações do dia a dia.

A realização desse projeto proporciona uma maior interação entre o estudante e o aprendizado, fazendo com que os conteúdos fiquem mais atrativos aos olhos dos alunos. Assim, cabe ao professor usar novas metodologias para o ensino de línguas, inserindo atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem.

No entanto, propõem-se a implantação de uma "BRINQUEDOTECA", na Biblioteca Municipal Judite Rocha de Oliveira, localizada na sede do município de Indiaroba/Se. Nesse espaço será disponibilizado um acervo diversificado de jogos voltados ao ensino de Língua Estrangeira e Língua Portuguesa, podendo ser utilizado pelos professores e estudantes da rede pública e privada do ensino fundamental e médio, desse município.

Brinquedoteca é um espaço dotado de jogos e brinquedos construídos a partir das mais diversas inspirações e que proporcionam à criança/alunos um desenvolvimento harmonioso da sensibilidade, da afetividade e da capacidade de encantamento necessário para a formação de pessoas mais sensíveis e criativas. Em termos de estrutura, pode-se dizer que uma brinquedoteca é uma "biblioteca" de jogos e brincadeiras onde as crianças/alunos escolhem as atividades que querem desenvolver. Aliás, a palavra é essa mesmo: desenvolvimento. Afinal, as brincadeiras educativas para as crianças/alunos, além de coisa séria, é ingrediente fundamental do crescimento físico e intelectual.

JUSTIFICATIVA

O projeto apresentado tem como objetivo implantar uma BRINQUEDOTECA na Biblioteca Municipal Judite Rocha de Oliveira, localizada no município de Indiaroba/Se. A mesma disponibilizará uma variedade de jogos a serem utilizados no ensino de línguas, para auxiliar o professor nos conteúdos dados em sala de aula.

Devido às carências encontradas nas instituições de ensino, propõem-se um trabalho voltado ao uso de diferentes metodologias, a fim de que a aprendizagem se torne mais atrativa e significativa para os alunos. No entanto, as consolidações de aprendizagem as atividades lúdicas vêm tomando espaço cada vez mais central nas práticas educativas.

Sabe-se que para trabalhar com o lúdico, é preciso, antes de mais nada, se tornar lúdicos. Pensar, agir e sentir ludicamente... Quanto mais o lúdico fizer parte do dia a dia, mais o deve-se compreender de uma forma significativa e assim, ter mais condições, fundamentos e argumentos para identificar o que é uma aula lúdica. Quando se estiver seguro sobre o que esta área do conhecimento nos sugere, torna-se mais fácil convidar e envolver outras pessoas a participarem desse processo conosco.

Por esta razão, o lúdico é um estado de participação que deve ser experimentado, vivenciado e aprofundado cada vez mais. A experiência lúdica é deveras necessária para o professor, pois só a partir da experimentação e da incorporação de uma vida lúdica é que se pode afirmar-se um educador lúdico. Apenas fundamentos teóricos não serão suficientes para compreendermos esse processo do "despertar da ludicidade" em cada um de nós, justamente pelo fato de que apenas a teoria não nos leva à experiência lúdica propriamente dita.

Ao estudar a presença das brincadeiras e dos jogos no processo civilizatório do homem, percebe-se que tanto um, como o outro, permeiam todas as atividades desenvolvidas e que favorecem e ampliam a capacidade do homem desenvolver-se. Entretanto, a presença de brincadeiras e jogos na educação, quando esta adquire um caráter mais institucional, é restrita. O que contradiz com o aspecto lúdico da natureza humana e com a afirmação de tantos estudiosos atuais, de que a criança aprende e desenvolve-se brincando.

OBJETIVOS

GERAL:

 Apresentar uma proposta para a implantação de uma BRINQUEDOTECA, com um acervo diversificado de jogos para auxiliar na prática pedagógica e incentivar a aprendizagem dos alunos no ensino de línguas.

ESPECÍFICOS:

 Implantar um espaço apropriado para que professores e estudantes da rede pública e privada tenham oportunidades de utilizar as atividades lúdicas como métodos pedagógicos para desenvolver o ensino-aprendizagem;

 Proporcionar aos alunos um ambiente dotado de jogos e brincadeiras construídos a partir das mais diversas inspirações para auxiliar no ensino de línguas;

 Possibilitar a convivência natural dos alunos com os jogos e brincadeiras educativas, resgatando assim a capacidade de concentração e de aprender brincando;

 Valorizar as atividades lúdicas como métodos pedagógicos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.

METODOLOGIA


A "BRINQUEDOTECA" disponibilizará dentro do seu espaço jogos, fantoches, livros infantis, brinquedos de sucatas, brincadeiras ao ar livre e outras atividades lúdicas. Os interessados em utilizar o acervo da brinquedoteca, deverão agendar as visitas (com mais ou menos vinte estudantes e dois educadores) para conhecer, brincar com os jogos, realizar as atividades e aprender de acordo com os objetivos propostos pelo professor, além disso, estarão sob a coordenação de um funcionário da biblioteca, que deverá ser um profissional capacitado para lidar com os jogos e com os visitantes. O espaço ficará aberto nos horários de funcionamento da biblioteca, local onde será implantado a brinquedoteca.

RECURSOS FINANCEIROS

A construção da brinquedoteca exigirá recursos financeiros para a adaptação do local, mobília e um lote de jogos e brinquedos em quantidade mínima, além de uma reserva também financeira, para garantir a manutenção e a renovação das atividades lúdicas. Sabendo que os gastos são muitos e as condições mínimas, pretende-se mobilizar os estudantes do curso de Letras Português/Inglês da FTC ead, para que juntos, possam confeccionar vários jogos e construir brincadeiras voltados ao ensino de Língua Estrangeira e Língua Portuguesa. Assim, os alunos das escolas públicas e privadas poderão visitar o ambiente lúdico para reforçar os conteúdos aprendidos na sala de aula, juntamente com os seus professores.

RECURSOS HUMANOS

Para garantir uma estrutura enxuta e um bom desempenho junto as atividades, será disponibilizado profissionais capacitados para acompanhar, orientar e coordenar as atividades lúdicas, a fim de que a aprendizagem de torne atrativa e significativa para os alunos que visitarem a brinquedoteca.

SUGESTÓES DE JOGOS DIDÁTICOS


1. Brincando com as letras (escritas em português e inglês - vogais)
2. Alfabeto Móvel (maiúsculo e minúsculo ? sons em inglês)
3. Sílabas Móveis (cursiva e caixa alta)
4. Bingo de letras e/ou palavras (escritas em inglês e/ou português)
5. Bingo dos Desenhos
6. Dominó Ilustrado com Sílabas
7. Dominó Ilustrado com imagens/desenhos
8. Gravuras para produção de frases e textos (escritos em inglês e/ou português)
9. Jogo da Memória com palavras e desenhos
10. Jogo da Memória (números x escrita em Inglês) Ex: 01 / one
11. Brincando com rótulos e embalagens
12. Cores e Dados
13. Teatrinho com fantoches
14. Varal do Conhecimento
15. Boliche das Letras e Sílabas
16. Boliche dos Números em inglês
17. Brincando com as horas
18. Medidas ? Receitas da Vovó
19. Passatempo / Diversão
20. Caixa musical (com cd e letras das músicas)
21. Caixa surpresa - ditado mudo (uma caixa com objetos, tipo: escovas, espelho, frascos de perfumes vazios, brinquedos pequenos, embalagens, material escolar, etc.
22. Textos para leitura (tradução em inglês e/português)
23. Quebra cabeça (paisagens naturais retiradas de livros velhos, jornais, revistas, calendários) e outros.

REFERÊNCIAS

 RAMOS, Rose. Oficina de Recursos Didáticos e Lúdicos. 1 edição. Salvador-Ba: Somesbe, Sociedade Mantenedora de Educação Superior da Bahia S/c Ltda, 2007.

 VASCONCELLOS, C. S. Construção do Conhecimento em sala de aula. 2 ed. São Paulo, Libertad 1994. 108p.

 www.abrinquedoteca.com.br

 www.ludoteca.org.br