BREVE ANÁLISE DOS CONCEITOS DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA EM GRAMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Edson José dos Santos1

Josiane da Rocha Freitas

José Luiz Soares da rocha

Welber Rocha Regis

Patrícia Rosa Macedo

 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus IX

 Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo observar como saberes da Fonética e da Fonologia são tratados pelas gramáticas da educação básica, e específico em uma obra destinada para a 7ª série do ensino fundamental. A análise se efetivará a partir dos conceitos oferecidos pelas autoras Márcia de Benedetto Aguiar Simões e Maria Inês Candido dos Santos, em seu livro destinado ao ensino fundamental, e de alguns estudos realizados pela especialista em fonética, Thais Cristófaro Silva e por fim, com base em toda a discussão será apresentado os resultados obtidos.

Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Educação básica.

Introdução

A língua é essencial para a comunicação em uma determinada comunidade linguística, por isso inúmeros estudos vem sendo desenvolvidos ao longo do tempo para tentar entender como ocorre esse processo de construção de linguagem e conhecimento através da fala, que é privilégio apenas do ser humano. Para tentar entender como os gramáticos de obras destinadas a educação básica trazem conceitos da fonética e da fonologia e para que seja feita a comparação entre estes conceitos, será feito uma breve descrição do objeto de estudo da fonética e da fonologia.

Fonética é a disciplina que desenvolve em seus estudos métodos para tentar entender como ocorre à articulação do aparelho fonador para que se produzam os sons da fala, classificando os enquanto suas funções nessa produção.