Os autoclaves são aparelhos muito utilizados em laboratórios de análises clínicas para esterilizar frascos, pipetas, material tubular, entre outros.
A esterilização dos materiais de laboratório é feita através de calor úmido sobre pressão. Este processo se dá em três etapas: remoção do ar, penetração do vapor e secagem.

Existem diversos tipos de autoclaves:

Autoclave gravitacional: Neste tipo de autoclaves, o vapor é injetado – o que força a saída do ar. Porém, a fase de secagem é limitada, pois não possui capacidade para remover completamente o vapor. Pode apresentar umidade ao final do processo devido a dificuldade de remoção do ar.

Autoclave de alto vácuo: Considerada mais segura que a gravitacional, esta autoclave possui uma bomba de vácuo com alta capacidade de sucção do ar. A autoclave de alto vácuo introduz vapor na câmara interna sob alta pressão com ambiente em vácuo.

Autoclave de vácuo único: Este aparelho remove o ar de uma única vez em curto espaço de tempo. Devido a isso, pode apresentar formação de bolsas de ar.

Autoclaves de vácuo fracionado: Esta autoclave remove o ar em intervalos, com injeção simultânea de vapor. Neste tipo de autoclave a formação de bolsas de ar é menos provável.

Existem ainda, autoclaves horizontais e autoclaves verticais, sendo as autoclaves verticais mais indicadas para o uso em laboratório.
As marcas de autoclaves mais procuradas são Quimis, Baumer, SP Labor, Fabbe e Stermax.