·Isaias 54:16-17 Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir.17 Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e a sua justiça que vem de mim, diz o SENHOR.

·Parafraseando o texto: "Os homens podem querelar, mas isso não provém de Mim: quem contender contigo cairá por tua causa, isto é, quem lutar contigo cairá em ruína".

Criei o ferreiro (16), aquele que forja a ferramenta do versículo 17. Uma vez que Deus é o criador de tais homens, os fiéis não precisam temê-los. "Eu" está na posição enfática na oração. A palavra "creie" (arB bara') é usada apenas a respeito de Deus, enfatizando seu Soberano controle sobre tudo e todos. As armas, os guerreiros (assoladores), e a destruição que eles causam são instrumentos de Deus para executar seus desígnios na historia da Redenção dos seus escolhidos.

YAHWEH está por trás da tecnologia que produz as armas de guerra. Pela Sua providencia, Deus está por trás dos que se destroem uns aos outros, mesmo quando tal sorte deveria cair sobre o opressor.Somente Yahweh tem poder para usar uma nação ímpia contra outra mais ímpia.

O machado, o malho e a espada, são as grandes armas destruidoras da terra, e são elas forjadas pelo Grande-Artifice, Ele é aquele que executa sua vontade sobre todas as nações pecaminosa e profana. Sem o apoio do Senhor dos Exércitos qualquer ataque ou arma falha; pois, é Yahweh quem determina o resultado no campo de batalha. O ferreiro não é mais poderoso do que Deus que o criou.

Deus é o Senhor dos ferreiros: Ele tem a bigorna (Palavra de Deus); O Malho (o martelo da pregação); O Fole (Oração); A Tenaz (Inteligência); O Fogo (Espírito Santo). Deus tem poder para moldar o caráter da Igreja, produzindo verdadeiras armas de combate para serem usadas no Reino de Deus. E ainda que Seu povo passe pela fornalha da aflição, Deus os guardará incólumes.

Se você se voltar completamente para o Senhor, Ele o defenderá completamente e providenciará para que ninguém lhe cause dano. "Toda arma forjada contra ti não prosperará", diz o Senhor, "toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás" (Is 54.17).

Que Deus em Cristo te abençoe.