Acontecimentos do século XXI

 

11 de Setembro de 2001

Quatro aviões seqüestrados, na manhã do dia 11 de Setembro de 2001. Dois desses aviões, que no seu interior estavam pessoas inocentes, colidiram contra as torres do Word Trade Center em Manhattan, New York. O terceiro avião colidiu contra o Pentágono no condado de Arlington, Virgínia. Num local próximo a Shanksville, Pensilvânia foi encontrada partes do quarto avião que era para ter atingido o Capitólio.

Esquecer esta data? Como? Me diz! Um país poderoso como os Estados Unidos da América. Um país imperscrutável, com poder bélico estupendo, sendo atacado por terroristas. O mundo jamais esquecerá esta data, o famoso, 11 de Setembro. O desespero dos americanos a surpresa do mundo ao ver a notícia sendo aduzida nos diversos veículos de comunicação. Grupos no Oriente Médio comemorando o ataque, rindo e gritando em prol a uma crueldade. Algo que na concepção mundial era impossível de acontecer, estava de fato acontecendo... Os EUA fora atacado, no dia 11 de Setembro de 2001.

 Esta data, 11 de Setembro de 2001, mudou de certa forma, o rumo da história mundial, porque, se tal coisa não tivesse acontecido, não teríamos a invasão americana no Afeganistão e posteriormente no Iraque, ou seja, uma desgraça puxou outra desgraça. Este inesquecível ataque afetou os mercados norte-americanos e mundiais. Afetou também a saúde de pessoas que estavam nos arrabaldes e nas torres gêmeas, devido às substâncias químicas dos destroços.

Bin Laden o líder, que até hoje não se sabe se está vivo ou morto. Apenas sabemos que ele causou danos ao mundo e para seu próprio povo.

Guerra do Afeganistão

Em Outubro de 2001, os EUA invadiram o já devastado e pobre Afeganistão. Os EUA teria que de certa forma provar seu poder, garantir sua soberania e é claro, mostrar para os americanos que eles se importavam com o povo e provariam isso invadindo e capturando os terroristas.

O alvo maior era Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda e que direta ou indiretamente forçou os Estados Unidos da América a dar início à guerra contra o terrorismo. Guerra que dura até os dias atuais. Acredito que esta guerra será eterna, ou, longa.

Sabemos sobre a guerra, muitos morreram, americanos e afegãos e que não capturam o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden... A intenção não é falar sobre a guerra ou crimes. A verdadeira intenção é apenas mostrar que em poucos anos, muitas coisas aconteceram. Por esse motivo não irei aprofundar nos assuntos.

Guerra do Iraque

Em 1990, o Iraque invadiu o Kuwait, esta guerra aconteceu no Golfo Pérsico e envolveu diversos países, como: EUA, Grã Bretanha, Arábia Saudita e Egito. Isso não é pertinente ao assunto, Século XXI, mas citei apenas para lembrar que não foi a primeira vez que os EUA esteve em guerra com o Iraque.

Em 23 de Março de 2003, os EUA invadiram o Iraque. Houve muita polêmica e argumentos dizendo que os EUA estavam interessados no petróleo iraquiano. Eu não vou afirmar tal citação, porque meu interesse é apenas citar acontecimentos.

Iniciou-se a guerra em 2003, muitos morreram assim como no Afeganistão. Capturaram o Líder e cruel Saddam Hussein e o país continua sendo ocupado pelos EUA até os dias atuais.

Saddam Hussein

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikrit, capturado em 30 de Junho de 2004. Em 30 de Dezembro de 2006, por volta de 01:00 Horário de Brasília, Saddam fora enforcado na capital do Iraque, Bagdá.

Oceano Índico

26 de Dezembro de 2004, ondas gigantescas invadem a terra, cidades são engolidas pela água, pessoas morrem. Lembram? O tal Tsunami?

Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Somália, Mianmar, Malásia, Maldivas, Seychelles, Tanzânia, Bangçadesh, África do Sul, Quênia, Iêmen, Madagascar. Estes países foram invadidos pelas gigantescas ondas no ano de 2004. As mortes aturdiram o mundo, chocaram o mundo, infelizmente isso aconteceu. No total foram confirmadas 174.542 mortes. 125.000 feridos, 51498 desaparecidos. 1,5 milhão, ficaram desabrigados.

Jean Charles de Menezes

Depois dos ataques terroristas ao Estados Unidos da América, o mundo nunca mais foi o mesmo. Países vivem desconfiados com tudo e com todos. Infelizmente os americanos nos ensinou que Árabes são terroristas... Quero apenas salientar que os países estão de olhos abertos contra o terrorismo e as vezes tentando proteger eles acabam comentendo erros.

22 de Julho de 2005 um jovem imigrante brasileiro foi confundido com um homem-bomba e morto com 8 tiros pela Scotlan Yard britânica. O mundo pode ver e rever este erro, mas o jovem jamais voltará para que este erro seja corrigido.

Violência no Brasil

Policia, bandidos, uma verdadeira guerra em solo brasileiro. Mortes, medo, pânico, ousadia dos perpetradores da facção criminosa, PCC. Isso aconteceu em 2006, aqui, em nossa "Pátria amada, Brasil". Está lembrado?

Tudo começou em São Paulo no dia 12 de Maio de 2006, dois dias depois os ataques, os conflitos, já tinham se espalhado por diversos estados brasileiro. A cidade de São Paulo parou, o medo tomou conta dos moradores da cidade. O acontecimento foi inexorável.

Este acontecimento deu origem ao filme "Salve Geral" de Sérgio Rezende. O ataque do PCC, uma guerra em solo brasileiro, mortes e uma desordem total, que isso nunca mais se repita.

Crise econômica

Grandes bancos fechando suas portas. American Internacional Group (AIG) a maior seguradora dos EUA também fechou suas portas. Enfim, a crise 2008-2009 começou nos Estados Unidos e posteriormente foi afetando o mundo, as empresas do mundo, deixando como vestígio, desemprego e mais desemprego e falência de grandes empresas. O mundo compartilhou dos mesmos problemas neste período, este foi um dos grandes acontecimentos do século XXI.

Muitos acontecimentos abalaram o mundo neste século em que estamos. Estes foram apenas alguns que salientei. Mas sei e acredito que neste exato momento, você caro leitor está se lembrando de muitos e muitos acontecimentos do século XXI, de 2001 até o exato momento. Guerras contra o tráfico no Rio de Janeiro, alagamentos em São Paulo, crimes políticos, assaltos, enfim. Essas coisas acontecem em pouco menos de dez anos. Talvez, esteja na hora de pensarmos e analisarmos mais sobre o que passamos para melhorarmos o que iremos passar.

Esses foram alguns dos acontecimentos do Século XXI.
Por: Evandro Milton Corrêa

[email protected]