Autores: André Nascimento da Silva, Edinete de Oliveira Bezerra, Lucia Codognoto de Oliveira e Lilza Mara Boschesi Mazuqui

TEMA: Educação e ensino-aprendizagem de química.

INTRODUÇÃO: A situação da educação científica escolar, especialmente no nível do ensino médio, reivindica o desenvolvimento de estudos e propostas de métodos de ensino-aprendizagem diferenciado com objetivo de despertar maior interesse e envolvimento dos alunos, e que tragam melhores resultados na aprendizagem da química. O ensino nos espaços não escolares favorecem uma maior aproximação do educando da realidade do dia-dia, dessa maneira, os conhecimentos químicos podem se tornar mais acessíveis, mostrando um outro lado, de que é possível encarar a química de uma maneira não tão abstrata quanto parece.

OBJETIVOS: Ensinar conceitos da química tais como funções orgânicas, conceito de pH, utilizando os rótulos de cosméticos para cabelos.

METODOLOGIA

1 ) No espaço escolar será ministrada uma introdução sobre o tema Cosméticos

2) Pedir para que os alunos façam uma pesquisa sobre os tipos de cosméticos utilizados em cabelos. e construir uma tabela que conste ( mínimo de 5 produtos). Nesta tabela deverá constar a composição, o pH, a marca e o preço. Essas informações os alunos deverão obter em casa, farmácias, supermercados, salões de beleza etc.

3) Os alunos deverão fazer uma associação da composição dos produtos com as funções orgânicas já conhecida por eles, assim deverão identificar qual a finalidade de cada componente da formulação, sugere -se também uma comparação entre a composição dos diferentes produtos , como preços e marca.

RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS: Associação dos conceitos aprendidos na escola com a sua realidade em um espaço não formal.

CONCLUSÕES: Podemos concluir que esse trabalho diferenciado no ensino de química, é uma revolução no ensino-aprendizagem e é de extrema importância utilizarmos métodos diferenciados na educação visando o progresso do educando, pois assuntos que fazem parte do sua realidade com certeza desperta o interesse dos alunos pela química, como sendo uma disciplina útil e interessante para a vida deles.

BIBLIOGRAFIA

JACKSON,C. Cores para minha beleza. Rio de Janeiro, Ed. Tecnoprint, 1991.
CORAZZA, S. (2009) Alisamento & Relaxamento disponível em:<http://www.velhosamigos.com.br/Dicas/beleza>50.html acesso: 01/nov/2009
MINATTI (2009). A Química do Cabelo disponível em: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/cabelo.html> acesso: 01/nov/2009
ALVES, L. Estrutura química do cabelo. Definível em:<http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/estrutura-quimica-cabelo.htm> acesso: 01/nov/2009
CARVALHO, G. C; SOUZA, C. L. Química. De olho no mundo do trabalho. São Paulo Editora: Scipione, 2005. P. 448.