"A OFERTA DE ABIGAIL"

Autor: Pr. Alexandre Augusto
Igreja do Evangelho Quadrangular - Itajubá/MG
Data: 17/07/11
www.pralexandreaugusto.wordpress.com


"SEJA IMPACTADO POR UMA MENSAGEM QUE MUDARÁ A SUA VIDA"

TEXTO
Samuel ? 25: 02 a 06
02. E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
03. E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.
04. E ouviu Davi no deserto que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
05. E enviou Davi dez moços, e disse aos moços: Subi ao Carmelo, e, indo a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
06. E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!

 INTRODUÇÃO
Eu sou um eterno apaixonado pela bíblia, que sem dúvida alguma é a palavra de Deus para o homem. Tenho uma fascinação por buscar mais e mais dos mistérios nela contido. Por isso quero mais uma vez tentar chamar a atenção de cada leitor dessa mensagem para o que iremos ver nesta mensagem que denominei de A OFERTA DE ABIGAIL.
Estava eu deitado em minha cama quando comecei a conversar com meu Deus em busca de algo que pudesse levar a igreja que pastoreio e Deus me falou de quanto o homem tem distorcido a sua palavra, o quanto o homem, que se denominam "pastores" e buscado interesses próprios buscando satisfazer suas ganâncias financeiras. Igrejas conhecidas por serem tradicionais e de longos anos pregando no Brasil e no mundo.
Deus me falou que está preocupado com o evangelho da prosperidade, que deixam de ensinar sobre "A lei da semeadura" e pregam que quanto mais derem nos templos, mais Deus vai lhes dar, e isso é uma mentira absurda. Deus não precisa de nosso dinheiro, e sim a obra Dele na terra, e para isso Ele deixou a lei da semeadura que para ser completa deve ser semeada com AMOR.
Quero nesse contexto também lhe dizer que Deus está grandemente preocupado com muitas pessoas que estão sendo enganadas e assim vemos hoje milhares de pessoas procurarem a justiça para processarem grandes denominações. Desejo que cada leitor aprenda com uma bela mulher como realmente se oferta algo a Deus, independente de ser valor em dinheiro, louvor, adoração ou qualquer outra coisa a Ele oferecida, e que Deus nos abençoe.

 O CONTEXTO BÍBLICO
Os tempos eram difíceis e inimigos se levantavam contra os moradores de Israel, e quando Davi estava no deserto ele fez amizade com os pastores daquela região, os protegendo de inimigos (vrs.4 a 9). Agora ao saber que Nabal estava festejando o tempo de tosquiar as ovelhas, então Davi manda dez de seus moços até a grande fazenda de Nabal e pede a ele uma oferta de ovelhas para também fazer um churrasco com seus amigos.
Assim os dez moços partem para a região onde estava a fazenda do próspero Nabal que não era no monte Carmelo, pois ao se pronunciar Carmelo, estava se referindo a um monte hoje conhecido como Kumul, localizado nas montanhas de Judá, mais ou menos a 1,5 km ao noroeste de Maom. E lá chegando eles em respeito ao rico Nabal, o faz lembrar dos tempos em que foi protegido por Davi e seus homens (vr.7), mas Nabal difama a Davi o comparando a um escravo fugindo de seu proprietário (vr.10).
Assim os dez moços voltam e contam a Davi as palavras de Nabal (vr.12) o que só fez irritar a Davi. Então o jovem Davi reuni seus homens e manda que todos peguem suas espadas e suas armaduras e inclusiva Davi assim também o fez, eram cerca de uns 400 homens (vr.13). Davi disse que ninguém seria poupado, todos deveriam morrer da casa de Nabal, homens, mulheres, crianças e velhos, todos morreriam a fio das espadas dos homens de Davi.
O nome Nabal significa estúpido, sem juízo, tolo, insensato. Hoje ainda vemos muitos Nabal dentro das igrejas, carregando bíblias embaixo do braço, usando ternos e gravatas, se alto denominando pregadores, preletores, pastores, bispos, diáconos, evangelistas e outros tantos títulos criados que não servem de nada diante de Deus, pois não passam de verdadeiros "Nabais" disfarçado de evangélicos.
Mas em meio aquela prevista catástrofe estava um homem dirigido por Deus que fez chegar até a mulher de Nabal tudo o que tinha acontecido e tudo que iria acontecer derivado da atitude de Nabal. E se analisarmos bem o texto veremos que Nabal não ouvia ninguém, ele seguia somente sua própria consciência distorcida e corrompida (vr.17). Um homem precisa ter conselheiros ao seu redor, pessoas de confiança que lhe possam falar algo e lhe ajudar nas decisões, assim como foi com Moisés tendo ouvido seu sogro Jetro e outros tantos.
Olha meu amigo leitor, antes de tomar atitudes em sua vida, procure consultar homens de Deus, profetas que Deus escolheu e que, não seja só um, mas que Deus coloque em sua vida mais de uma pessoa para lhe ser conselheiro. Não viva isolado em suas concepções altruísta, pois "ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender e ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar.".
Seria muito mais fácil Nabal ter reconhecido que devia favores a Davi e lhe enviado algo como sinal de gratidão, do que ter que enfrentar 400 homens irados.

 ABGAYIL, UMA MULER SÁBIA
Nabal era casado e tinha uma bela esposa que o amava muito, e que era dotada de grande sabedoria, seu nome era Abigayil, que em hebraico significa "Meu pai é alegria". Tenho comigo que uma mulher que tem seu nome mensionado na bíblia também era ela uma mulher que todos queriam estar perto, alguém agradável e amável, porém seu esposo era tolo.
Ao ouvir o que tinha acontecido, Abigayil, a mulher de Nabal manda que preparassem alguns jumentos e colocou sobre eles 200 pães, 2 odres de vinho, 5 ovelhas guisadas, 5 medidas de trigo torrado, 100 cachos de uvas, 200 pastas de figo. É provável que esse mantimento tivesse sido tirado do que já se tinha preparado para a festa do dia de tosquiar. Mas Abigail não declarou a seu marido o que estava fazendo, pois como uma mulher sábia e conhecedora da situação de que se tinha casado com um homem tolo e sem juízo ela sabia que iria ser impedida e sabia também que sua atitude era para consertar o que um tolo havia feito.
Então Abigail chamou alguns jovens e disse para que eles fossem e não parassem, pois ela iria bem atrás deles e seu desejo era o de encontrar a Davi.
Fico a imaginar o que se passava na mente e no coração daquela mulher enquanto caminhava ao encontro de Davi o futuro rei de Israel. Penso que ela já se tinha posto em seu coração tudo o que iria fazer, dizer, a Davi, pois era a chance de salvar sua casa e todos seus amigos.
Abigail é o que falta em nossas igrejas, pessoas que tenha a sensatez de tomar a atitude certa, sem rancor ou mágoa, agindo com sabedoria. Com certeza ela amava seu marido mesmo ele sendo como era, pois sua atitude não é desprezível, mas sim plausível, ou se assim não fosse nem mesmo seu nome seria mencionado em um livro tão grande e importante para a humanidade.
Abigail se apressa em ir ao encontro de Davi não só porque ele viria e mataria a todos, mas também por reconhecer o que Davi tinha feito por ela e sua casa os protegendo, e a isso eu chamo de gratidão. Hoje podemos dizer que um dos defeitos mais horrendos em uma pessoa é a ingratidão, contra partida uma grande qualidade é a gratidão.
Ela não mede esforços para se encontrar com Davi, ou você pensa que é fácil para uma mulher andar as pressas montada no lombo de um jumento. Você já tentou fazer isso? Mas ela não desistiria antes de ter seu encontro com Davi, ao contrário de muitos que param em meio a caminhada e desistem de lutar por sua família, por sua empresa, e preferem culpar a Deus por tudo. Mas ela foi até o fim e fez aquilo que propôs em seu coração.

 A OFERTA DE ABIGAYIL
Vejamos o que esta abnegada mulher fez ao se encontrar com o corajoso Davi. O versículo 23 nos revela que quando ela vê a Davi, ela apressadamente desce de seu jumento e mais do que depressa se prostra em terra, se curvando diante de Davi. Assim vamos analisar a oferta que esta mulher levou até Davi desde o princípio em que ela tomou conhecimento da situação.

1º- DETERMINAÇÃO
Logo que seus ouvidos recebem o ocorrido, ela decide algo em seu coração, ela propõe que deveria fazer alguma coisa ou tudo estaria perdido, todos iriam pagar pela atitude de um homem sem juízo, muitos morreriam inclusive ela. Naquele momento ela soube que deveria ser determinada ou tudo estaria perdido.
Hoje vemos famílias inteiras se acabando porque nem o marido e nem a esposa quer dar o braço a torcer, ministérios que estão sendo derrubadas por não se ter pessoas como Abigail no meio do povo.
Precisamos ser determinados, o propor algo em nossos corações que venha ser em beneficio de nossas vidas e que venha salvar aqueles que amamos. Levantemos e juntos vamos propor em nossos corações que devemos ter uma mudança de vida e caminharmos em direção ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Abigail decidiu em seu coração ir ao encontro de Davi e levar uma oferta para aplacar o coração daquele que vinha e mudar a história. Ela pensou em tudo e como deveria ser feito para que Davi fosse tocado com sua atitude. Talvez Deus te colocou aí para ler esta mensagem para que sua vida mudasse agora.

2º- ATITUDE
Após propor em seu coração o que deveria ser feito, então Abigail não deixou tudo ficar só na mente, mas ela tomou atitude de fazer aquilo que deveria ser feito, o correto. O povo de nossa geração está inerte e quando toma alguma atitude parece ser a mais errada. Jesus disse buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas nos serão acrescentadas, mas ao invés de fazermos isso estamos buscando a riqueza material, isso é atitude errada.
Saia da inércia e tome atitude certa, entregue seus caminhos a Jesus, e verá que sua vida nunca mais será a mesma. Hoje muitos tomam a atitude de fazerem festas, comprarem coisas, irem a lugares diversos, e não tomam a atitude de irem em direção ao Rei e fazerem o que é certo.
Abigail chama seus servos ajunta a oferta e não avisa Nabal, e parte ao encontro de Davi, ela dá as ordens certas a seus servos e eles tem que obedecer, tudo foi cuidadosamente planejado pela sábia mulher. A passos de galope no lombo de um jumento ela prossegue sem desanimar.
Nos pastores precisamos de pessoas como Abigail ao nosso lado, a obra do Senhor precisa de pessoas como Abigail para não parar e não fazer feio.

3º- HUMILDADE
Abigail era uma mulher rica e com certeza se vestia como tal, mas ao se encontrar com Davi ela apressa em descer do jumento e se curva em terra. Ela não pediu para um de seus servos estender um lençol para que ela ajoelhasse, mas ela se colocou em terra, curvou-se aos pés de Davi, despojando-se de toda a riqueza e reconhecendo que naquele momento ela precisava ser reconhecida.
Como disse, hoje basta um pregador pregar em um grande evento como o que acontece no sul do país que passa a cobrar rios de dinheiro para ministrar em uma igreja. Outrora pedia para ir de graça e agora cobra para pregar. Eles se esqueceram o que realmente significa humildade.
E o que dizer dos supostos "levitas" que para mim são apenas cantores que por terem uma bela voz e terem escolhida uma bela canção se acham dignos de cobrarem 30.000 (trinta mil reais) é isso mesmo, para cantarem duas horas. Levitas uma ova, são sim mercenários no meio evangélico, pondo preço naquilo que Deus dá de graça. Mas Abigail soube muito bem se prostrar em terra.
Ao se curvar ela agora usa as palavras certas para serem faladas, palavras que estavam em seu coração, pois só um coração humilde pode ter palavras sabias.

4º- ADORAÇÃO
Ao se curvar aos pés de Davi, Abigail começa a adorá-lo dizendo que certamente ele estava certo, e que Deus era com ele e que sabia que em seu coração havia um amor maior. Ela ainda diz que Deus faria o reino de Davi um reino forte e bem firmado, pois na adoração ao rei ela ainda profetiza um reino forte, e durante a adoração ela pede perdão pela atitude de Nabal.
Nesse momento ela se mostra ter um coração contrito e aí vejo que mais tarde o salmista Davi iria escrever um salmo e ao se lembrar da mulher de Nabal ela escreve os versículos que vou citar.
Salmo 51:16 e 17 ? Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Quero te revelar uma coisa. Deus não procura adoração, mas sim verdadeiros adoradores (Jô-4:23). Sim! O Rei procura adoradores. Abigail se mostrou ser uma adoradora do rei, e isso moveu o coração de Davi, que ao ver uma belíssima mulher ajoelhada em terra, e humildemente tomando atitude que Nabal deveria ter tomado, e ainda o adorando, e ministrando bênçãos em sua vida, Davi se rende.

4º- AMOR
Se não houver amor de nada adiante sua oferta, pois o homem só pode colher daquilo que planta (Gl-6:7). Ninguém que plante ódio colhe amor, ou que plante milho colha feijão, mas veja o que a bíblia nos ensina no versículo abaixo.
I Coríntios 13:13 ? Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três; mas a maior destas e o amor.
Só o amor pode mover os braços de Deus, pois nós podemos amar, mas Deus é amor. Sem amor é desnecessário dar qualquer oferta a Deus, lembra das moedas da pobre viúva?
Abigail fez tudo isso por que ela amava a vida de Davi, pois só que é grato a Deus pode e sabe amá-lo, e Abigail era grata a Davi por dar a ela e sua casa a proteção da vida.

 CONCLUSÃO
Chego ao final dessa mensagem tendo ainda muito que falar sobre Abigail. Mas quero encerrar, pois é essa mensagem que vou ministrar hoje na igreja que pastoreio e as horas já se avançam e preciso ir, dizendo outra coisa.
Eu não sei o que você vai ofertar a Deus. Não estou falando de oferta em valor monetário, estou falando de uma oferta de louvor, amor, adoração, tempo, gratidão, dinheiro, ou outra coisa que vier em seu coração, faça como fez essa mulher chamada Abigail, pois como o nome dela mesmo nos diz, "Meu pai é contentamento, alegria, prazer, festa." Nosso Deus está vindo ao seu encontro nesse momento e o que você vai ofertar a Ele?
Viva como Abigail, faça tudo como Abigail nos ensinou. E que Deus nos abençoe rica e poderosamente. Assim sua oferta será aceita por Deus.


Pr. Alexandre Augusto
Contatos:
Tel ? 0xx35.9199.71.01
e-amil
[email protected]