A Matemática e os Mosaicos

A maioria das pessoas não gosta de estudar Matemática. A causa dessa aversão é simples. Elas não gostam dessa disciplina porque na maior parte das vezes não relacionam os conteúdos estudados durante as aulas com situações que vivenciam em seu cotidiano.
Os professores podem e devem buscar constantemente novas maneiras de ensinar, tornando as aulas menos teóricas e cansativas. Quando as aulas tornam-se mais agradáveis e interessantes, a curiosidade dos alunos é despertada.
Ensinar geometria plana pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Uma das formas de ensinar esse conteúdo é através dos mosaicos. Estes são desenhos formados por figuras geométricas (polígonos) e também por não-polígonos.
É importante que o aluno localize objetos e locais que são exemplos de mosaicos: desenhos que se formam em pisos, paredes, praças, calçadas, igrejas, colchas confeccionadas a partir de retalhos de tecidos, alguns modelos de abajur, entre outros exemplos.
O professor pode fazer uma pesquisa detalhada na internet para encontrar exemplos de mosaicos. A partir dessa pesquisa, montar um arquivo em PowerPoint e exibir para os alunos. Os mosaicos formam desenhos lindos. Alguns são verdadeiras obras de arte.
Outra sugestão é que o professor trabalhe de forma interdisciplinar com o professor de arte. Os dois poderão trabalhar de forma conjunta, abordando e analisando o mesmo tema (mosaico) por vários ângulos diferentes. Nas aulas de arte, os alunos poderão construir, com o auxílio do professor, alguns mosaicos.
Uma outra sugestão é que o professor leve malhas planas poligonais para as aulas. Estas podem ser: regulares (triangular, quadrada e hexagonal), semi-regulares (simples, duplas e triplas), duais e deformadas. Muitos livros trazem em seu final um bloco de folhas especiais onde podem ser encontradas essas malhas. Caso o livro usado pelo professor não possua tais folhas, ele pode facilmente conseguir modelos de malhas planas poligonais na internet. Com essas malhas em mãos, os alunos poderão criar seus próprios mosaicos.
Todas as aulas devem ser motivadoras e desafiadoras. O aluno deve participar ativamente das mesmas.
Ao término do estudo de mosaicos, o educando deverá perceber que a Matemática está em todos os lugares, inclusive nas obras de arte e que a função destas é nos sensibilizar e embelezar nossa vida.
* * *