A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA
THE IMPORTANCE OF PLAY FOR COGNITIVE AND SOCIAL DEVELOPMENT OF CHILDREN

Gabriela Medeiros Moroti1
Lilian Aparecida da Silva1
Murilo Santos Aliprandino1
Rafael Teixeira Roque1
Vanessa de Paula de Souza Brandão1
Ana Rita Finotti de Sousa2
Ana Paula Barbosa3

Resumo: No artigo em si, baseamo-nos na certeza de como as brincadeiras durante a infância não possuem somente o papel de divertimento, mas elas também contribuem com o desenvolvimento das crianças. Através de pesquisa em campo realizada na Instituição Casa Abrigo da cidade de Batatais/SP com crianças de 02 a 13 anos de idade, e através de levantamento bibliográfico, podemos verificar que a brincadeira exerce grande influência no desenvolvimento cognitivo e social da criança. O principal objetivo foi observar a importância das brincadeiras para que as crianças também desenvolvessem seu lado social, importante etapa para lidar com a sociedade. Baseando-se em nossas considerações finais, houve êxitos nos resultados, mostrando a influência do tema, ressaltando assim a importância do mesmo, do brincar, das brincadeiras.

Palavras-chaves: Brincadeiras, Desenvolvimento, Crianças.

Abstract: In this article, we believe that childhood games do not have only the role of fun, they also contribute to the children development. By the field research realized at Casa Abrigo of Batatais city with children at 2 to 13 years of age and by the bibliographic search we can assert that childhood games have great influence on the development cognitive and social of the children. The main objective was to observe the importance of play for children at develop its social side, important step to live in society. Based in our final considerations, the results were successful, showing the influence of the article theme, highlighting the importance of play and games.

Keywords: Play, Development, Children.









.1 Alunos do 2° Ano N de Psicologia da Universidade de Franca (SP).
2 Aluna Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP e aluna do 2° ano N de Psicologia da Universidade de Franca(SP).
3 Professora Orientadora do Projeto. Psicóloga. Especialista em Didática. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (SP). Doutora em Serviço Social pela UNESP/FRANCA (SP)




1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caráter qualitativo fez-nos levantar reflexões sobre a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo e social da criança.
As brincadeiras durante a infância não possuem somente o papel de divertimento, elas também contribuem com o desenvolvimento das crianças. O brincar desenvolve a aprendizagem na medida em que a criança passa a ser mais participativa, a usar mais o imaginário.
De acordo com Kami (1) e de Vries (2) apud Kishimoto (3), o confronto de diferentes pontos de vista, essencial ao desenvolvimento do pensamento lógico, está sempre presente no jogo, o que torna essa situação particularmente rica para estimular a vida social e atividade construtiva da criança.
Nos dias de hoje as brincadeiras estão sendo deixadas de lado, e dando lugar para a tecnologia. Com os computadores e vídeo games as crianças deixam de interagir com outras crianças para ficarem em frente aos mesmos, se tornando assim crianças mais introvertidas, deixando de interagir com os outros e limitando-se a se descobrirem. As brincadeiras e brinquedos antigos exigem das crianças mais criatividade. Com brinquedos mais simples, elas usam mais a imaginação, estimulando um melhor desenvolvimento cognitivo.
Portanto, a brincadeira é um exercício que contribui para os domínios do desenvolvimento da criança, estimulando assim seus sentidos, usando seus músculos e adquirindo novas habilidades.