O problema inicial é baseado na dificuldade que os acadêmicos dos cursos de Administração de Empresas têm em aceitar uma disciplina que aborde o tema informática na grade do curso. Esse assunto vira motivo de discussão pelos corredores, em rodas de conversa, nas listas de discussão entre outros sob o seguinte tema: "Qual o motivo de se aprender uma matéria tão técnica como essa no curso de Administração".
Tendo por base que um administrador é a pessoa que está à frente da empresa e quando levamos ao pé da letra ele é "a pessoa que administra, dirige, governa (segundo o dicionário Aurélio)" a empresa, essa pessoa não tem obrigação de saber detalhes específicos de informática, uma vez que se imagina em cargos de alto nível.
Pois se engana quem pensa dessa forma, a idéia básica de uma disciplina como esta é mostrar aos acadêmicos que o tema "Informática e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) está ficando cada dia mais comum nos meios sociais e em todas as áreas de trabalho, pois, oferecem facilidades de uso, agilidade, segurança e economia, além de agregar valor a empresa propiciando a criação de novos nichos de mercado".
Um sábio disse certa vez que: "A informática foi criada para resolver problemas que antes não existiam". Olhando por esse ângulo a pergunta a ser respondida agora seria "Por que um acadêmico do curso de administração superficialmente não percebe que tais informações são um fato evidente e que no mercado de trabalho do século 21 quem não souber trabalhar ou ao menos aceitar novas tecnologias está fora?"
Independentemente de qual seja o motivo, talvez por dificuldade ou por falta de oportunidades quem sabe por que não gosta ou até mesmo por se achar auto-suficiente no assunto. A verdade é que o profissional de hoje tem que ser ligeiro, atento e cauteloso ao mesmo tempo e isso uma empresa não consegue apenas com folhas de papel A4, somente com soluções de Tecnologia da Informação e Telecom podemos alcançar essas metas impostas por uma sociedade globalizada e exigente e um detalhe, tudo isso em tempo real sem deixar a desejar para a nenhum "gringo".
Logicamente se uma pessoa deseja passar o resto de sua vida lendo e-mails (ppts, docs, wmv), atualizando o seu perfil no Orkut/Facebook/QuePasa/hi5/Sonico/Badoo, postando no Twitter, baixando música e conversando no MSN ela pode se dar ao luxo de continuar em seu pequeno mundo cheio de paradigmas e ocultismos sobre o real papel dosetor de TI em uma empresa e ficar sem saber por que sempre existe uma preocupação muito grande com os salários dessas pessoas, com o ambiente de trabalho deles (ver exemplo da Google), as ferramentas que eles gerenciam (ERP?s, BI?s, entre outros) e pergunta mais interessante sobre eles: "Porquê trocam de empresas com tanta facilidade, parece que nunca ficam desempregados?"
O filósofo Teilhard de Chardin disse certa vez a seguinte frase "Nenhum homem é uma ilha". Essa é uma frase épica e sempre quando achamos que o universo inteiro foi construído exclusivamente para nós ela fica martelando em nossas cabeças nos fazendo lembrar que somos insignificantes perante ele. Em muitas vezes as pessoas se sentem inseguras com os avanços da tecnologia e como ela vai afetar sua vida pessoal e profissional que acabam criando barreiras. Um exemplo claro desse tipo de pessoa são aquelas que colocam uma quantia muito grande de informação pessoal na Internet, inconscientemente sem imaginar que alguém mal intencionado poderá tomar posse dessas informações a qualquer momento e realizar um verdadeiro "caos" em sua vida.
Muita gente acredita que hackers são coisas de países desenvolvidos e que aqui no Brasil não existe este tipo de coisa, pois é, enganaram-se novamente. O Brasil é o país que mais envia spams no mundo, segundo pesquisa efetuada pela Panda Security nos dois primeiros meses de 2010, seguido por Índia, Coréia do Sul, Vietnã e Estados Unidos, a maior parte do conteúdo desses spams colocam em risco a segurança das informações de milhões de usuários, essa mesma pesquisa ainda constatou que a cada 5 milhões de spams enviados no mundo 20% são de origem brasileira.
O Brasil está entre os países mais avançados na área de tecnologia no mundo, segundo pesquisas do Indicador da Sociedade da Informação mais de ¼ da população possui computador em casa e a cada 9 computadores instalados na América Latina 5 são no Brasil. No ano de 2009 o Brasil encontrava-se em 59ª colocado no ranking de dos países mais conectados no mundo, segundo uma pesquisa realizadas em 134 países pelo Fórum Mundial de Economia, quem liderava essa lista era a Dinamarca seguida pela Suécia. Em outra pesquisa realizada pela Cisco Networks e as Universidades de Oxford (Inglaterra) e Oviedo (Espanha) mostra que o Brasil é o 42ª na lista dos países que tem a melhor banda larga no mundo e que 21% dos lares brasileiro possuem banda larga.
Nos dias de hoje somos incitados a aprender cada vez mais até sobre o que não queremos obviamente tendo uma justificativa para isso, satisfazendo as necessidades das empresas em que trabalhamos e damos nossas vidas para que com isso possamos serreconhecidos com honra e glória por nossos líderes, nem que seja por uma semana, um dia,
um instante que seja. Por isso temos que estar sempre abertos a sugestões e favoráveis a mudanças, lembrando que não estou querendo dizer que devemos ser submissos e omissos, devemos ser formadores de opinião conscientes e dispostos a enfrentar novas aventuras.
O que realmente importa então?
Na contramão de toda essa problemática existem profissionais da área de informática que esperam muito dos administradores e que esses em um futuro não muito distante possam ajudá-los em suas jornadas visando o crescimento corporativo. Um pequeno exemplo desse caso é aquele empresário do século 20 que conseguiu adquirir uma riqueza considerável e que agora vai passar todo o seu patrimônio para o grande herdeiro da família e, é isso que estamos esperando queremos ver caras novas com mentes abertas prontas a embarcar no mundo conectado em que vivemos e descartamos facilmente os que ficam nos bastidores assistindo as coisas acontecerem.
Nós profissionais de informática sabemos que a qualidade dos serviços de TI e Telecom em uma empresa dependem de sua gestão, ou seja, depende de seus administradores. Empresas que possuem parques de informática enferrujados, Internet péssima, profissionais mal capacitados entre outros, existem por culpa de maus administradores que tratam o
assunto TIC como algo que pode ficar para depois e ser resolvido pelo cara que aprendeu informática desmontando o computador do tio.
Uma pesquisa do Economist Intelligence Unit realizada em 2010 aponta que o Brasil ficou em 42ª colocado no ranking de Economia Digital, nesse caso essa classificação não é tão boa assim, pois o país está estacionado nessa posição desde o ano passado e a pesquisa reflete a maximização dos benefícios econômicos e sociais, ou seja, a TIC brasileira nada pode fazer se as empresas insistirem em corte de gasto na área sabendo-se que quando investem muito em informática esse número é apenas de 6% de toda a sua receita líquida de acordo com a Pesquisa Anual de Uso de Informática da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Para finalizar toda essa discussão eu encerro dizendo que tudo isso serve para conscientizá-los que TI é um assunto importante e que deve ser levado a sério principalmente nos centros acadêmicos, pois serão essas pessoas que irão consolidar junto com a área de informática os projetos de crescimento tecnológico para que nossas empresas possam ser mais competitivas num mercado disputado onde a diferença no envio e recebimento de TeraBytes de informações por dia pode ser o motivo de uma empresa ser referência em desenvolvimento, qualidade de vida e lucratividade.